Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48748
Código de Localidade: 3103504
Município: Araguari
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Manoel Bonito : [Palace Hotel : vista panorâmica da cidade] : Araguari, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Localizada no Bairro Centro, foi a primeira Praça da cidade. Com medida total de 500 m², está delimitada pelas ruas Brasil Aciolly, Rui Barbosa, São Bento e Avenida Tiradentes. Em seu entorno, nota-se a presença de edificações diversificadas, como lojas, lanchonetes, restaurantes, Igreja, Banco, Hotel, prédio e residências; que remontam do início do século XX, de estilos Art Decó, ecléticas e modernas. Na parte baixa da Praça, localiza-se a Fonte Luminosa envolta de espelho d’água, cercada por um gradil metálico, como também a presença dos bancos contínuos de concreto, estacionamento e ponto de táxi. Algumas espécies vegetais podem ser identificadas nos canteiros, como sibipiruna, quaresmeira, imbaúba, cacto, palmeiras, jasmim-manga e dracenas. A Praça, por sua posição privilegiada, é ponto de encontro de diversas pessoas, utilizada para diversos fins. É palco de diversas apresentações, feiras de artesanato e demais manifestações culturais. Na década de 90, era mais significativa em relação à reunião de estudantes para comemoração do Dia da Bandeira, Proclamação da República e demais comemorações.
No local, antigamente existia apenas um jardim público, que ao passar dos anos foi se transformando, ganhando equipamentos, canteiros, até chegar ao projeto atual. O antigo largo data anteriormente à década de 20, e era chamado de “Largo Número Cinco” e “Largo dos Protestantes”, pois ali havia a localização de uma Igreja Presbiteriana desde 1908, que perdura até hoje. Em 1923, foi autorizada a construção de um jardim no local. É a primeira construção, ocasião em que se fez o famoso coreto de alvenaria e madeira, feito por Jorlano Spotto. Os festejos da inauguração aconteceram em junho de 1923. Durante a década de 30, a Praça passa a se chamar Praça João Pessoa, assim como Praça Francisco Salles. Em 1938, passa a se denominar Praça Manoel Bonito. Na década de 60, o jardim e o coreto foram demolidos, e a Praça passa por uma nova remodelação, projeto desenvolvido pelo arquiteto João Jorge Coury. O nome Manoel Bonito se deve a uma homenagem ao português Manoel dos Santos Laureano, radicado em Araguari. Ele foi um dos benfeitores da cidade, construindo no entorno da Praça edificações que formam um conjunto arquitetônico. Dentre essas, pode-se destacar o prédio do antigo Clube Recreativo, que hoje abriga em seu térreo lojas comerciais, o antigo prédio do Cine Theatro Rex, que atualmente abriga o Restaurante Napolitano, o Palace Hotel, já bem descaracterizado.
Disponível em: http://www.arqmoderna.faued.ufu.br/doc_moderno/html/cidades/araguari/pr_manoel_bonito.html. Acesso em: dez. 2016.


Assuntos:
Araguari (MG); Cidades e vilas; Habitações; Hotéis; Minas Gerais; Praças; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Largo dos Protestantes; Largo Número Cinco; Praça Francisco Salles; Praça João Pessoa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página