Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48577
Código de Localidade: 3543907
Município: Rio Claro
Tipo de material: fotografia
Título: Praça da Liberdade : Obelisco : Igreja Matriz de São João Batista : Rio Claro, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça da Liberdade ganhou esse nome após o plantio de uma árvore em 15 de dezembro de 1889, trinta dias após a Proclamação da República. O local era conhecido como Praça da Matriz antes do plantio da árvore. A praça é considerada o marco zero da cidade, pois foi a partir dela que a cidade teve início. No meio da praça existe ainda o monumento central, que representa o marco da fundação de Rio Claro, inaugurado em 1927, na comemoração do Primeiro Centenário. A praça ainda contém um Obelisco de 1891.
Disponível em: http://www.jornalcidade.net/rio-claro/destaque-foto/frequentadores-apreciam-praca-da-liberdade/. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206005217. Acesso em: out. 2016.
O Obelisco comemorativo pelo 1º Centenário da Fundação de Rio Claro foi inaugurado em 27 de Junho de 1927. Construído em granito, possuindo duas placas de ferro com inscrições, e fica no centro da Praça da Liberdade.
Disponível em: http://migre.me/vh5EJ. Acesso em: out. 2016.
A história da Igreja São João Batista se confunde com a própria história da formação da cidade de Rio Claro, e tem início em 1823, quando, acompanhando o Capitão Francisco da Costa Alves, Padre Delfim, médico e ex-capelão de Campo Largo do Atibaia, chegou a Rio Claro, trazendo consigo uma imagem de São João Batista, que havia sido confeccionada na Bahia. Para abrigar tal imagem, na fazenda de Costa Alves foi erguida uma capela.
Não demorou muito para que os demais moradores de São João Batista do Ribeirão Claro exigissem a construção de uma capela maior e mais próxima ao povoado formado às margens do Córrego da Servidão. Mais tarde, foi deliberada pelo Barão de Piracicaba, a compra de terrenos onde foi construída uma capela muito simples.
Com a nova capela, Antonio Paes de Barros, Manoel Afonso Taborda, Senador Vergueiro, os Irmãos Pereira e mais uma centena de moradores de São João, requereram junto ao Vigário Capitular de São Paulo a criação da Capela Curada.
No ano de 1827, foi celebrada pelo Padre Delfim uma missa solene inaugural da nova capela de Ribeirão Claro. Em 17 de janeiro de 1832 foi criada a Paróquia São João Batista. No ano de 1839 foi empossado o Padre Manoel Rosa de Carvalho Pinto, com a responsabilidade de dar continuidade às obras da igreja. No ano de 1845, São João do Ribeirão Claro tornou-se independente e agora era uma vila. Nesta época, a Matriz já estava recebendo os últimos retoques. Em 1887, o padre Francisco Botti foi responsável pela construção da Igreja Matriz São João Batista, iniciando as obras em 1912, após demolição da antiga igreja. A nova Matriz foi consagrada em 1926 pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Campos Barreto.
Disponível em: http://migre.me/vcxxc. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Marcos históricos; Monumentos; Obeliscos; Praças; Rio Claro (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Capela; Igreja São João Batista; Praça da Matriz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página