Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48483
Código de Localidade: 4208906
Município: Jaraguá do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Ângelo Piazera : Jaraguá do Sul, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Localizada no coração da cidade, a Praça Ângelo Piazera é um ponto de encontro de grande importância histórica. Em 1895, a empresa Pecher & Cia adquiriu as terras da então Colônia Jaraguá, concedidas a Emílio Carlos Jourdan. Os sócios Ângelo Piazera, César Pereira de Souza e Francisco Tavares da Cunha Mello Sobrinho compraram o grande lote em outubro de 1907. Com o fim da sociedade, em 1916, Ângelo ficou com todas as terras. Com a morte do empresário, em 1927, seu desejo de doação do terreno para a cidade foi realizado, sendo firmado como imóvel inalienável e não permutável. O lote doado que hoje ocupa a esquina da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, e que se estende até a Rua Reinoldo Rau, foi utilizado para a construção de uma sede para o município em agosto de 1927. A criação de um dos espaços públicos mais antigos da cidade foi condição para que a doação fosse feita. Quando o município de Jaraguá do Sul foi emancipado, em março de 1934, a doação do terreno ficou registrada em nome do município de Joinville. Mesmo assim, o jardim foi inaugurado junto com o prédio da administração municipal em outubro de 1941.
Até o início da década de 1990, Jaraguá do Sul não tinha um grande espaço público aberto de lazer e promoção cultural. O terreno localizado nos fundos da antiga Prefeitura, hoje o Museu Histórico Emílio da Silva, era ocupado pela garagem de caminhões, máquinas e veículos do município. A Secretaria de Obras e a garagem de veículos foram transferidos para a Barra do Rio Cerro em 1988. Mesmo com o terreno vago, a segunda parte da Praça Ângelo Piazera só saiu do papel seis anos depois. Em 1994, durante a administração do Prefeito Durval Vasel, a expansão do espaço foi realizada, sendo construídos o espaço cultural, com chafariz e lago com carpas, o palco e o parque infantil. Após a construção, a Praça passou por duas reformulações: a primeira aconteceu em 1996, com a construção do calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. Em 2004, na administração do Prefeito Irineu Pasold, houve a reurbanização do calçadão, o espaço ganhou novos contornos e piso. O lago foi retirado e deu lugar a uma área onde é possível jogar xadrez. O palco também sofreu modificações, e além da ampliação, ganhou um mosaico que o enquadra até hoje. Em 2015, houve o anúncio do projeto para uma nova revitalização do espaço. No espaço da Praça, ocorreram importantes shows de artistas como Jair Rodrigues, Família Lima, John Bala Jones e Dazaranha. Projetos como o da música eletrônica aos domingos também traziam vida para o local, assim como o famoso Motogiro, um dos mais importantes encontros de motociclismo do Brasil, que teve início na Praça Ângelo Piazera.
Disponível em: poracaso.com/antigamente-em-jaragua-do-sul-praca-angelo-piazera-fotos-historia-especial. Acesso em: nov. 2016.
Nota-se ao fundo a antiga Prefeitura Municipal, hoje o Museu Histórico Emílio da Silva.


Assuntos:
Jaraguá do Sul (SC); Praças; Santa Catarina


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página