Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48297
Código de Localidade: 4202008
Município: Balneário Camboriú
Tipo de material: fotografia
Título: [Paróquia] Santa Inês : Balneário Camboriú, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Capela de Santa Inês foi criada em 1957, pertencente à Paróquia do Divino Espírito Santo de Camboriú. Em 20 de julho de 1964, o distrito de Praia de Camboriú foi elevado à categoria de município com a denominação de Balneário de Camboriú, desmembrado de Camboriú. Sede no antigo distrito de Praia do Camboriú. Em 1979, o município de Balneário de Camboriú passou a denominar-se Balneário Camboriú.
A Paróquia de Santa Inês está sobre os cuidados dos padres Franciscanos desde a sua formação.
Em 21 de janeiro de 1967, aconteceu a celebração de posse do primeiro pároco, Frei Mario Guidarini, juntamente com Frei Cirilo Lovato, presidida por Dom Afonso Niehues. Com o desenvolvimento turístico da região, sentiu-se a necessidade de criar uma Paróquia e uma das primeiras iniciativas do primeiro vigário foi a construção de uma modesta casa paroquial e, com o apoio da comunidade, foi encomendado ao engenheiro civil Rubens Meister, da cidade de Curitiba, um projeto para a construção da nova Igreja Matriz da cidade. A construção teria um formato arredondado, caracterizando uma tarrafa em queda, instrumento de pesca usado na região; o teto lembrando uma rede e as colunas lembrando os pesos de chumbo.
Em 12 de fevereiro de 1968 o projeto foi aprovado e em 26 de fevereiro aconteceu o lançamento da pedra fundamental da nova matriz. Todo trabalho de construção foi feito em forma de mutirão. Na época, o engenheiro civil era o Sr. Armando Mate e, inicialmente a estrutura da igreja seria toda em madeira.
Em 1970, as sapatas, as colunas e o primeiro anel estavam prontos, faltando somente engordar as colunas. Em 1970 o alicerce, as colunas, telhados e a cobertura da igreja, ficaram prontos e Frei Edmundo acendeu o refletor que iluminou a Igreja. Em 2 de junho de 1971, Frei Belmiro Brondani tomou posse com o pároco e, a pedido do Arcebispo, foi providenciada a cobertura da igreja. Em seguida foi celebrada a primeira Santa Missa no interior da nova Igreja, oficiada pelo Arcebispo.
A velha capela foi demolida em 1972. Na mesma época, foram comprados três terrenos para servir de praça à Matriz. Atualmente, a Paróquia de Santa Inês ocupa uma quadra inteira.
Disponível em: http://www.igrejasantaines.com/nossa-historia. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=420200&search=santa-catarina|balneario-camboriu|infograficos:-historico. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Balneário Camboriú (SC); Capelas; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Santa Catarina

Título Secundárias: Capela Santa Inês; Igreja Santa Inês


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página