Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48009
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Barão do Rio Branco : Palácio Rio Branco : Clube Comercial] : Uruguaiana, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inicialmente denominada como Praça da Rendição, surgiu com a Vila de Uruguaiana em 1846. Em 1871, o Conselho Municipal resolveu que se plantassem mudas de espécies diversas a fim de que a população ali encontrasse refúgio de sombra fresca nos dias de calor.
O nome Praça da Rendição se deve a um fato histórico acontecido na praça, na esquina da Rua Duque de Caxias com a Santana, em frente ao atual Centro Cultural. O coronel Estigarribia, chefe dos paraguaios invasores, entregou sua espada ao Imperador Dom Pedro II, como sinal de rendição das forças sob seu comando. Achavam-se junto ao Imperador o Ministro da Guerra e o Estado Maior, bem como, o General Mitre, argentino, e Venâncio Flores, uruguaio, quando foram entregues as bandeiras paraguaias.
Em 13 de setembro de 1912, foi assinado pelo intendente interino Pedro Souza Passos o decreto n°3, mudando a denominação para Praça Barão do Rio Branco. Possui diversos monumentos e conta com um chafariz, banheiros públicos, um café temático e restaurante.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/secult/Mapa_Turistico_Uruguaiana.pdf. Acesso em: set. 2016.
Construído em estilo neo-romano, o Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura, foi inaugurado na gestão do primeiro intendente, Gabriel Portugal. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1889.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/secult/Mapa_Turistico_Uruguaiana.pdf. Acesso em: set. 2016.
O italiano Luiz Bettinelli, que fazia parte de todo empreendimento comercial ou industrial no século XIX de Uruguaiana, retornando à Europa foi até Turim, na Itália, onde visitou uma exposição onde viu uma maquete em gesso do edifício da Biblioteca de Varsóvia, na Polônia. Fascinado pela obra arquitetônica, Bettinelli adquiriu o projeto e levou para Uruguaiana, mentalizando a ideia de construir uma réplica que seria a sede do Clube Comercial. Juntando verbas entre outros homens de posses, ele mesmo se empenhou na construção do edifício, que tem um estilo neoclássico. O Clube foi fundado no dia 13 de Agosto de 1893.
No alto do frontispício existe um conjunto escultórico de deuses gregos e Mercúrio é a única figura identificada com certeza. A figura feminina que está a seu lado e lhe põe a mão no ombro, em atitude materna, pode ser “Maia”, sua mãe, cujo marido, pai de Mercúrio foi Júpiter, o rei dos deuses. A outra figura de uma jovem mulher que pode ser uma das ninfas, divindades menores que mercúrio se relacionava.
Em 1946, a Diretoria vigente e associada do clube Comercial, em grande solenidade, inaugurou um busto em bronze de Bettinelli, que faleceu em 1911. O Busto foi alocado no alto da escadaria que conduz ao Salão dos Espelhos.
Disponível em:
http://www.portaluruguaiana.com.br/perolasdopassado/perolas/carlosfontes/2012/02fev/clubecomercial.php. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Clubes; Edifícios públicos; Praças; Prefeituras; Rio Grande do Sul; Uruguaiana (RS)

Título Secundárias: Praça da Rendição; Prefeitura Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página