Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47720
Código de Localidade: 3507506
Município: Botucatu
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea da cidade] : Hospital Regional Sorocabana : Botucatu, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1949, teve início a construção do Hospital Regional da Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (ABHS). Com projeto do arquiteto João Cacciola, o hospital foi levantado em um terreno doado pela família Barbosa de Barros. Parte dos recursos foi doada pelo governo do Estado e a outra parte sairia da contribuição dos ferroviários.
Ainda em 1949, no dia 23 de agosto, uma comissão liderada por Acrísio Paes Cruz, diretor da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), foi a Botucatu para acertar detalhes da construção do edifício. Ao final da visita, revelou que o hospital ficaria pronto em 20 meses, o que não aconteceu. Assim, algum tempo depois, o governo do Estado resolveu comprar a Casa de Saúde Nossa Senhora Menina, que vinha funcionando na Avenida Santana, onde hoje se encontra a sede do Serviço de Atendimento SAMU e o Espaço de Saúde Cecília Magaldi, e ali começou a funcionar o Hospital dos Ferroviários.
Somente em julho de 1956, quase dez anos depois de iniciada a construção, o Hospital Regional Sorocabana começou a atender no seu novo prédio, na Vila dos Lavradores.
A partir da década de 80, uma grave crise financeira da ABHS, com sede em São Paulo, comprometeu o atendimento prestado pelo Hospital Sorocabana de Botucatu. Apesar de um maior investimento feito pela Prefeitura, que de 2009 a 2011 aumentou os repasses mensais de custeio do setor de pronto-socorro, a unidade hospitalar foi obrigada a fechar e demitir funcionários.
Mesmo sendo de origem privada, o Hospital Sorocabana tinha um papel fundamental na organização do Sistema Público de Saúde do Município e também era referência a outras cidades da região que se valiam de seus serviços.
Por este motivo, a Prefeitura de Botucatu ajuizou ação de desapropriação e obteve a posse do imóvel em julho de 2011.
Após ampla reforma, o hospital reabriu em 2013 como Hospital do Bairro, com um Pronto-Socorro Pediátrico denominado Profº Dr. Antônio de Pádua Campana. Ainda em 2013, a Prefeitura passou a concessão do hospital para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com direito real de uso de área ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).
Disponível em: http://www.botucatu.sp.gov.br/includes/mostra_noticias.asp?ID=15239&Pagina=. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://jornaloavare.com.br/noticia/-a-concessao-do-antigo-hospital-sorocabano-de-botucatu-passou-para-a-unesp-/2028. Ago. 2016.


Assuntos:
Botucatu (SP); Cidades e vilas; Edifícios hospitalares; Habitações; Hospitais; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: ABHS; Hospital do Bairro; Hospital Regional da Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana; Pronto-Socorro Pediátrico Professor Doutor Antônio de Pádua Campana; Pronto-Socorro Pediátrico Profº Dr. Antônio de Pádua Campana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página