Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47499
Código de Localidade: 3530706
Município: Mogi Guaçu
Tipo de material: fotografia
Título: Rio Mogi Guaçu : Ponte de Ferro : vista [aérea da cidade] : Cerâmica Mogi Guaçu S. A. : Mogi Guaçu, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio que corta o município foi quem originou seu nome, cujo significado na língua dos primeiros habitantes é "Rio Grande das Cobras". O Rio Mogi Guaçu é um importantíssimo recurso natural para todas as cidades e regiões pelas quais passa. Desde sua nascente, em Bom Repouso (MG), na Serra da Mantiqueira, até sua foz com o Rio Pardo, no município de Pontal (SP), o Rio percorre 473 km, atravessa mais de quarenta municípios e serve uma população de mais de um milhão e meio de pessoas como fonte de abastecimento de água, de pesca e de lazer.
Disponível: http://www.mogiguacu.sp.gov.br/v2/historia.php. Acesso em: jul 2016.
Disponível em: http://migre.me/usij0. Acesso em: jul. 2016.
A linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1878, foi prolongada de Mogi-Mirim até Casa Branca. Nesse trecho aberto, foi construída uma ponte sobre o rio Mogi-Guaçu, cruzando-o na cidade de mesmo nome. Esta ponte foi utilizada até 1904; neste ano, a Mogiana entregou uma nova para substituir a anterior, agora em ferro importado. Em 1979, a ponte foi abandonada pela ferrovia. Hoje ponte serve para o tráfego rodoviário. Conservaram-se as bases de pedra e a estrutura em ferro, mas seus trilhos foram retirados e substituídos por asfalto.
Disponível em: http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2011/02/pontes-que-duram-uma-vida.html. Acesso em: jul. 2016.
A Cerâmica Mogi Guaçu deixou galpões e edifícios remanescentes da indústria, que receberam novos usos com o passar dos anos. Muitos dos galpões da Cerâmica foram aproveitados para outros usos, por exemplo, boa parte de seu espaço é utilizada agora pela Faculdades Integradas Maria Imaculada (Fimi), o edifício que se situa nas ruas Siqueira Campos e Salgado Júnior, tornou-se o Terminal Rodoviário Urbano Central. Aproveitando a própria implantação do galpão com o formato em “L” para receber duas plataformas de embarque e desembarque de ônibus. Em frente à rua de saída dos ônibus do Terminal, há o Restaurante e Choperia dos Ingás, que ocupa uma edificação que pertencia à antiga Cerâmica. Entre o galpão da Faculdade e a rua Paula Bueno localiza-se a antiga sede administrativa da Cerâmica Mogi Guaçu. Esse edifício é ocupado atualmente pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Disponível em: http://repositorio.iau.usp.br/bitstream/handle/RIIAU/168/MONOGRAFIA_FINAL.pdf?sequence=1. Acesso em: set. 2016.
Fotografia cedida pela Cerâmica Mogi Guaçu S. A.


Assuntos:
Cerâmica; Cidades e vilas; Fábricas; Habitações; Mogi Guaçu (SP); Rios; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Rio Grande das Cobras


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página