Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46666
Código de Localidade: 4202404
Município: Blumenau
Tipo de material: fotografia
Título: Avenida Castelo Branco : Castelo de Moellmann : Blumenau, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida Castelo Branco, popularmente conhecida como Avenida Beira-Rio, começou a ser construída em 1964 e foi oficialmente inaugurada em 18 de novembro de 1975. Para a instalação da Rua foi necessária a utilização de pedras retiradas do Bairro Boa Vista para aterrar o terreno entre os prédios da Rua XV de Novembro e a margem do Rio Itajaí-Açu.
Disponível em: http://antigo.blumenews.com.br/index.php/colunas/colunas/item/16874-a-beira-rio. Acesso em: maio 2016.
O Castelo de Moellmann, conhecido popularmente como Castelinho de Moellmann ou Castelinho da XV, foi construído em 1978 para sediar a Loja Moellmann, nomeada como Castelinho. O Castelo foi idealizado pelo empresário Udo Schadrack e projetado pelo arquiteto Heinrich Herwig, e é uma réplica da Prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha. O prédio foi utilizado pelas Lojas Moelmann até 1999, quando a empresa encerrou suas atividades. De junho de 2002 a maio de 2007, o prédio abrigou a Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau e o Conselho Municipal de Turismo. Em 31 de maio, após passar por revitalizações que mantiveram suas características originais, o prédio foi reinaugurado para ser sede das Lojas Havan. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC).
Disponível em: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-turismo/pagina/atrativos-sectur//arquitetura-sectur. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://blumenau.sc.gov.br/atrativos-historico-sectur. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.inf.furb.br/obeb/geografia_novo/cap18.html. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Blumenau (SC); Edifícios comerciais; Edifícios públicos; Ruas; Santa Catarina; Turismo

Título Secundárias: Avenida Beira-Rio; Castelinho da XV; Castelinho de Moellmann; Conselho Municipal de Turismo; Loja Moellmann; Lojas Havan; Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística