Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46287
Código de Localidade: 3548708
Município: São Bernardo do Campo
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea [da cidade] : Bairro Rudge Ramos : São Bernardo do Campo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A origem do Rudge Ramos remonta a parcela das terras dos monges beneditinos (séc. XVIII) que se situava na área do atual bairro. Juntamente com a propriedade dos monges ainda existiam na região alguns sítios, como o pertencente à família Camargo. O local, na época conhecido como Bairro dos Meninos, era cortado pelo antigo Caminho do Mar, por onde passavam os tropeiros que transitavam entre o planalto paulista e o porto de Santos, carregando os produtos destinados à exportação e os que eram importados para o consumo na capital e nas vilas do interior. Na área do bairro chegou a existir um rancho para o descanso dos viajantes, construído em 1831. Também viviam na região muitos carreiros, que transportavam, por meio de carros de boi, lenha e mantimentos da região para o núcleo central da capital. Por volta de 1870, a velha fazenda dos monges foi desapropriada pelo Império para dar lugar às linhas coloniais onde se situariam os imigrantes que chegavam. Englobavam áreas do bairro as linhas de São Bernardo Velho e Rio dos Meninos. Nelas compraram lotes várias famílias de ascendência italiana, que ali desenvolveram atividades vinculadas à lavoura. Uma dessas famílias - a dos irmãos Piagentini - ergueria, a partir de 1891, o antigo edifício da Igreja São João Batista, demolida em 1962 para dar lugar à atual construção.
Os primeiros loteamentos com características urbanas se iniciaram na década de 1920, impulsionados pela reforma do Caminho do Mar, obra executada sob o comando de Arthur Rudge Ramos, que posteriormente daria nome ao bairro. Dessa época são os loteamentos das vilas Mussolini e Caminho do Mar. Ainda por volta de 1930, Agenor Camargo Filho, remanescente da antiga família, loteou suas terras, originando a Vila Camargo, da qual considerável parte foi ainda reloteada nas décadas subsequentes, surgindo dela as vilas Vivaldi e Antonieta. O processo de industrialização ocorrido na cidade a partir dos anos 50 do século XX impulsionou estes e ainda outros loteamentos, como os das vilas Império, América e Helena e o do Parque Santo Antonio, fazendo com que o Rudge Ramos adquirisse as feições atuais.
Disponível em: http://www.rudgesbc.com.br/historia/. Acesso em: abr. 2016.
Nota-se ao centro a Paróquia São João Batista e o campo do Meninos Futebol Clube.


Assuntos:
Bairros; Cidades e vilas; Habitações; São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Bairro dos Meninos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página