Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46080
Código de Localidade: 2610707
Município: Paulista
Tipo de material: fotografia
Título: Vista [aérea] da cidade : [Policlínica Anna Elizabeth : Praça Agamenon Magalhães] : Igreja de Santa [Isabel] : Paulista, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A antiga Policlínica Anna Elizabeth, localizada na Praça Agamenon Magalhães, no centro da cidade, passou a abrigar a sede do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), sendo denominada como Agência local da Previdência Social. Em 1990, o INPS se fundiu ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) para a criação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do Decreto n° 99.350 de 27 de junho do mesmo ano, durante a gestão do então presidente Fernando Collor.
Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11019. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/inss/. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://previdencia.social/telefone-da-agencia-da-previdencia-social-inss-de-paulista-pe/. Acesso em: mar. 2016.
A atual Praça Agamenon Magalhães, antiga Praça 10 de Novembro, está localizada no centro da cidade. A Praça se encontrava na área central do núcleo fabril de Paulista, sendo circundada por edifícios como a Igreja de Santa Isabel; o edifício da antiga Policlínica Ana Elizabeth, atual Agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); a principal entrada da Fábrica Arthur, também denominada como Fábrica Velha, que foi demolida para a construção da Rodovia Estadual PE-15; e o antigo Clube Tênis, órgão recreativo e esportivo dos engenheiros que trabalhavam na Companhia de Tecidos Paulista (CTP). A Praça era o local onde eram realizadas festividades e a reunião dos operários. Atualmente a Praça Agamenon Magalhães é o local onde se encontra a administração da Prefeitura Municipal de Paulista.
Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11019. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.paulista.pe.gov.br/site/prefeitura. Acesso em: mar. 2016.
A Igreja de Santa Isabel foi construída pelos irmãos Lundgren em homenagem à matriarca da família, Dona Elizabeth Lundgren. A Igreja primeiro foi nomeada como Igreja de Santa Elizabeth Regina, porém, como não existe santa católica com este nome, o Templo foi dedicado a Santa Isabel, rainha de Portugal. A pedra fundamental da Igreja foi lançada no dia 13 de janeiro de 1946 com a presença do Arcebispo Dom Miguel de Lima Valverde em visita pastoral à Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres. Sua inauguração ocorreu em 29 de junho de 1950 com procissão e missa concelebrada pelo bispo arquidiocesano. Após a inauguração, a família Lundgren repassou o Templo para a administração da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, tendo como o administrador o Padre Norberto Verholvew. Naquele ano a doação fora registrada em Cartório da cidade, porém o registro da doação não pode ser mais encontrado no Cartório Municipal. Por este motivo, a Igreja continua sendo patrimônio da família Lundgren. Atualmente a Igreja de Santa Isabel é considerada Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos paulistenses e, em 2008, foi escolhida como o principal cartão-postal da cidade.
O Templo tem 60m de altura, e foi construído em estilo eclético, sendo usados os estilos romano, neoclássico e neogótico. A Igreja, edificada toda com o tijolo aparente, possui três portas e uma única torre sineira no centro do seu frontão, duas tribunas e um coro, nave única e arcadas com janelas em vitrais. Seu altar-mor é simples, ladeado por dois altares laterais. No altar do arco-cruzeiro se vê a inscrição: Santa Elisabeth Regina. A pintura de fundo dos altares é do artista plástico Hildebrando Eugênio, que também é autor da bandeira da cidade do Paulista. As imagens que fazem parte desses altares são doações de comerciantes, operários, devotos e da família Lundgren. As janelas, originalmente em vitrais, foram restauradas, em 1988 pelo Padre Geraldo Leite, S.C.J, e atualmente foram substituídos por basculantes. As portas da Igreja são de responsabilidade dos operários marceneiros da Fábrica Arthur Lundgren.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar../index.php?option=com_content&id=862:igreja-de-santa-isabel-paulista-pe/. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://blogopiniaobrasil.blogspot.com.br/2015/05/ministerio-publico-de-pernambuco.html. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Centros de saúde; Cidades e vilas; Edifícios hospitalares; Edifícios públicos; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paulista (PE); Pernambuco; Praças; Previdência social; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Agência local da Previdência Social; Agência local do INPS; Agência local do INSS; Agência local do Instituto Nacional de Previdência Social; Agência local do Instituto Nacional do Seguro Social; Igreja de Santa Elizabeth Regina; Policlínica Ana Elizabeth; Praça 10 de Novembro; Praça Dez de Novembro; Praça Doutor Agamenon Magalhães; Praça Dr. Agamenon Magalhães


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página