Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45867
Código de Localidade: 3506003
Município: Bauru
Tipo de material: fotografia
Título: Praça MMDC : Quartel do Batalhão da Polícia Militar : Bauru, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1982
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A antiga Praça MMDC era localizada em frente ao Quartel do Batalhão da Polícia Militar e havia sido construída com o intuito de abrigar o mausoléu em homenagem a três importantes combatentes cidadãos bauruenses, que participaram da Revolução de 1932: Agenor Meira, Rubens Arruda e Alfredo Ruiz (que também dão nomes a algumas ruas de Bauru).
Feito com pedras de granito, o Monumento foi entregue em solenidade realizada em 9 de julho de 1936. A cerimônia contou com a participação de personalidades da cidade, familiares dos combatentes e do prefeito recém-eleito à época, João Bráulio Ferraz, que também lutou durante a Revolução Constitucionalista.
Instalado a princípio na Avenida Rodrigues Alves, o Monumento já passou por diversos locais da cidade. Foi transferido para a Praça Nove de Julho, onde permaneceu por muitos anos, e em seguida foi instalado em frente ao Quartel do 4.º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI). Atualmente, está localizado em frente ao Cemitério da Saudade.
Disponível em: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/07/tres-excombatentes-dao-nomes-a-ruas.html. Acesso em: mar. 2016.
O atual Edifício do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) é localizado na Rua Major Fonseca Osório, mesmo local do antigo Quartel Militar do Batalhão de Caçadores. O prédio atual foi construído em 1937, para garantir a segurança da cidade e se impõem no tecido urbano pela sua arquitetura de estilo eclético e sua morfologia se assemelha as fortalezas das cidades antigas.
A história do batalhão se confunde com a da cidade pela proximidade das datas de fundação. Bauru tem 119 anos e comemora seu aniversário em 1 de agosto, enquanto o 4.º BPMI tem 114 anos e festeja sua fundação em 8 de agosto.
Apesar da coincidência e da proximidade de datas, o Batalhão só foi transferido para Bauru em 1927. Entretanto, por uma questão de prédio, ele ficou 26 anos com sede em São Paulo e só depois instalou-se na cidade.
Disponível em: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=136448&ano=2008. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://hotsite.bauru.sp.gov.br/codepac/bem_detalhes.aspx?id=31. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Bauru (SP); Polícias; Praças; Quartéis; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: BPMI; Cemitério da Saudade; Praça 9 de Julho; Praça Nove de Julho; Quartel Militar do Batalhão de Caçadores


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página