Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45714
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Autor: Biasi, Gilberto de, 1931
Título: [Solar do Barão de Itapura] : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1954
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Desenhado pelo engenheiro Luis Pucci, foi construído entre 1880 e 1883.
O palacete foi concebido para servir como residência à família Souza Aranha. No provável ano de conclusão e inauguração da casa, seu dono, o senhor Joaquim Policarpo Aranha - um dos cafeicultores mais prósperos do final do Império, dono das fazendas Chapadão, Dois Córregos, Bom Retiro e Atibaia - recebeu o título de Barão de Itapura.
O Barão, no entanto, firmou residência por pouco tempo nesse endereço, tendo falecido em 1902. Após o falecimento da baronesa, em 1921, o imóvel foi herdado pela única filha do casal, Izolethe de Souza Aranha.
Izolethe, a partir de 1935, passou a alugar o edifício para a Arquidiocese de Campinas, que chegou a utilizá-lo como sede de algumas repartições da Igreja, antes de repassá-lo à Sociedade Campineira de Educação e Instrução, instituição até os dias de hoje mantenedora da Pontifica Universidade Católica (Puc). Em 1941 o prédio já abrigava a Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras, mas a transferência oficial de propriedade só aconteceria em 1952.
Para instalação da universidade e o atendimento a novas funções, o palacete sofreu modificações na sua volumetria original, com ampliações no andar superior e a construção de anexos.
Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/cultura/paratodos/folhetos/paratodos22.pdf. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Campinas (SP); Edifícios; Habitações; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página