Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45675
Código de Localidade: 4305108
Município: Caxias do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea do] Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos : Festa da Uva : Caxias do Sul, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Após seis edições da Festa da Uva (1954, 1958, 1961, 1965, 1969 e 1972) valendo-se de um pavilhão na Rua Alfredo Chaves, a organização, com a intenção de superar as edições anteriores com a Festa da Uva que celebraria o centenário da chegada dos primeiros colonizadores, necessitava de um local maior para atender aos interesses dos expositores. Adquiriu uma área de aproximadamente 420 mil metros quadrados, localizada próxima ao Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e pertencente à Mitra Diocesana, durante a gestão do então prefeito Mário Bernardino Ramos (1972-1975).
Após a criação e oficialização da empresa Festa Nacional da Uva, Turismo e Empreendimentos, o parque começou a tomar forma.
A obra se estendeu de dezembro de 1973, quando os estudos começaram, até janeiro de 1975, época em que o parque foi concluído – a festa iniciou oficialmente em 14 de fevereiro daquele ano e estendeu-se até 15 de março.
O parque conta com pavilhões cobertos, centro de eventos e enormes gramados, sendo considerado um dos maiores e mais completos espaços para eventos do Brasil. O parque conta com várias atrações anualmente, dentre elas o espetáculo Som e Luz, o Museu de Artes Sacras, o Memorial da Festa da Uva, o parque de rodeios, a Via Sacra e a Gruta Nossa Senhora de Caravággio.
Por estar situado em uma região elevada, o parque oferece vista da cidade de Caxias do Sul.
Disponível em: http://www.partiuserragaucha.com.br/pontos-turisticos/caxias-do-sul/parque-mario-bernardino-ramos-caxias-do-sul-serra-gaucha-detalhe. Acesso em: fev. 2016
Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2015/03/04/inauguracao-dos-pavilhoes-da-festa-da-uva-em-1975/?topo=87,1,1,,,87. Acesso em: fev. 2016.
Em 1931 foi realizada a primeira Festa da Uva em Caxias do Sul, uma cidade em pleno desenvolvimento. Com uma produção de quase 42 mil toneladas de uva, o município era responsável por quase um terço de toda a produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores daqui haviam exportado 21,1 milhões de litros de vinho tinto e a Festa da Uva era a celebração desse sucesso.
Assim, a primeira Festa da Uva foi uma celebração da vindima. Não houve desfile de carros alegóricos nem escolha das Soberanas, mas uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio da Juventude. O sucesso foi tanto que, antes mesmo de acabar essa edição, já estava sendo planejada a seguinte, realizada em 1932.
Atualmente a Festa da Uva é realizada no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva) e recebe cerca de 800 mil pessoas.
Disponível em: http://www.festanacionaldauva.com.br/Historia.aspx. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Agricultura; Caxias do Sul (RS); Cidades e vilas; Exposições; Habitações; Parques; Rio Grande do Sul; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Parque da Festa da Uva; Parque de Exposição Doutor Mário Bernardino Ramos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística