Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45581
Código de Localidade: 3543402
Município: Ribeirão Preto
Tipo de material: fotografia
Título: Faculdade de Medicina : Ribeirão Preto, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
As mudanças sociais e a redemocratização, que ocorreram no Brasil na década de 1940, aliadas ao alívio e à euforia que marcaram o final da Segunda Guerra Mundial, determinaram que a sociedade civil se organizasse para conseguir melhor qualidade de vida. Isto incluía o acesso à Cultura e à Educação. Algumas cidades do interior pleiteavam, também, a interiorização do Ensino Superior, com os consequentes acesso de seus jovens habitantes ao exercício de profissões liberais e melhora da economia local, o que impulsionaria o progresso.
Em Ribeirão Preto, o movimento pró Faculdade de Medicina foi intenso, com a participação de vários segmentos da sociedade e do Centro Médico. O Dr. Paulo Gomes Romeo foi um dos líderes e, posteriormente, enquanto Presidente do Centro Médico, teve papel importante na instalação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). O Deputado Luiz Augusto Gomes de Matos foi o autor do Projeto de Lei apresentado à Assembleia Legislativa, aprovado em 1948.
O Governo do Estado de São Paulo apoiava a ideia da interiorização do ensino superior, mas não havia unanimidade na Universidade de São Paulo (USP) em relação à Medicina. Apesar de existir na Faculdade de Medicina grande número de Livre-Docentes capacitados a atuarem na nova Escola Médica, a ampliação poderia ocasionar perda da qualidade do ensino. Mas os dirigentes eram favoráveis e em 1947 foi criada Comissão, coordenada pelo Prof. Dr. Zeferino Vaz, para estudar a possibilidade de implantação da nova Escola, organizar o currículo e planejar a sua instalação. A aprovação final da estrutura curricular, pelo Conselho Universitário, ocorreu em setembro de 1951. Três meses depois o funcionamento da FMRP foi autorizado, pela lei Estadual 146, de 26 de dezembro de 1951. O Prof. Vaz foi indicado para ser o primeiro Diretor da FMRP.
O corpo docente inicial da FMRP foi composto por renomados professores europeus, sulamericanos e brasileiros. Constavam no currículo inicial da FMRP disciplinas que não existiam em outras Escolas Médicas brasileiras da época, com a Psicologia Médica.
Na fase de instalação e nos primeiros anos a sede e alguns laboratórios da FMRP funcionaram em uma casa situada na Rua Visconde de Inhaúma 757 e aulas foram ministradas no prédio da Faculdade de Farmácia e Odontologia. A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto propiciou o treinamento clínico e cirúrgico.
Ainda nos anos 50 ocorreu a mudança da FMRP para a sede da antiga Escola Agrícola, a disponibilização de moradias para docentes e funcionários (nos arredores do Prédio Central) e a criação e a implantação do Hospital das Clínicas (HC). Com a finalização da construção de novo prédio, em 1978 e 1979 o HC mudou para o Campus. Na antiga sede foi instalada a Unidade de Emergência.
Ao longo dos anos ocorreu a criação do Curso de Ciências Biológicas, a implantação da Residência Médica e da Pós-Graduação stricto sensu, reestruturações Departamentais, a organização do Museu Histórico, criação de Fundações, lançamentos de revistas científicas e a instalação de Novos Cursos (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia, além do de Informática Biomédica, compartilhado com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto).
Disponível em: http://www.fmrp.usp.br/a-faculdade/historia/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Ribeirão Preto (SP); São Paulo (Estado); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página