Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45572
Código de Localidade: 3302502
Município: Magé
Tipo de material: fotografia
Título: Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo : Magé, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo divide opiniões quanto à data de sua construção, sendo o ano de 1713 tido como o oficial. A Capela está situada em pequena ilha fluvial formada entre dois braços do Rio Soberbo, na Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Na fachada da Capela está gravada a data de 1713 e teria sido construída pelo Padre Antônio Tavares, no entanto, alguns historiadores associam a Capela à antiga Fazenda dos Amorins, erguida por Antônio de Amorim Lima em 1731.
Atualmente, a Capela se situa dentro da área do Parnaso, é tombada desde 1989 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC/RJ), foi restaurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO) em 2011 e se constitui como filial da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim.
A Capela do Soberbo representa significativo remanescente histórico-cultural do período de ocupação colonial do Recôncavo da Guanabara, da expansão em direção às terras baixas do fundo da baía e dos contrafortes da Serra dos Órgãos, em direção aos caminhos das Minas Gerais.
O século XVIII, período da edificação da Capela, é caracterizado pelo Barroco (também classificado como jesuítico), portanto, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo apresenta projeto peculiar com a presença de uma nave única, de sacristia e de alpendre lateral. A fachada principal segue proporções estudadas de alturas, larguras, cheios e vazios, há uma marcação de cimalhas, cunhais e valorização de um pequeno frontão triangular de gosto clássico. A sobriedade da fachada é acentuada pela elegância do portal. A Capela é caiada de branco com janelas e portas em azul forte, cercada por densa vegetação da Mata Atlântica, tendo ao fundo o contorno da Serra dos Órgãos, destacando a Pedra do Escalavrado, à sua frente estende-se um terreno conformado por muros de arrimo que servem de adro, limitado pelo antigo leito da estrada de ferro que ligava o Cais da Piedade a Teresópolis e atravessava a atual comunidade da Barreira, na lateral esquerda observa-se o suporte do sino, discreto campanário, erguido em trilhos e datado de 1903.
Quinzenalmente são realizadas missas na Capela, mas a principal delas acontece no dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).
Disponível em: http://guapimirimtour.blogspot.com.br/2012/08/capela-de-nossa-senhora-da-conceicao-do.html. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://visiteguapimirim.com.br/capela-nossa-senhora-conceicao/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Arquitetura de igrejas; Capelas; Igrejas (Edifícios); Magé (RJ); Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Capela da Serra dos Órgãos; Capela do Soberbo; Ermida de Nossa Senhora da Conceição; Igreja de N. Srª. Da Conceição; Igreja do Soberbo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página