Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45480
Código de Localidade: 3122306
Município: Divinópolis
Tipo de material: fotografia
Título: Mercado Municipal : Divinópolis, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O mercado ocupa uma área de nove mil metros quadrados e fica localizado no entroncamento da Rua Itapecerica com Avenida Antônio Olímpio de Morais, logo à frente da Capela do Rosário.
Antes da sua construção, o terreno serviu como cemitério e era também onde funcionava a antiga Capela de Nossa Senhora do Rosário, e por esse motivo o mercado carrega a lenda de ser mal assombrado e é cheio de histórias e curiosidades de terror.
O projeto, de autoria de Joaquim Nunes Valério, foi inovador, sendo o primeiro mercado construído neste estilo. Assemelha-se bastante com a forma externa do estádio de futebol Maracanã.
O Mercado Municipal, apesar de carregar a alcunha de “municipal”, é uma construção privada, executada por uma empresa especializada em mercados ainda na década de 1950. A Prefeitura de Divinópolis não tem domínio administrativo sobre o local, mas apoia alguns eventos culturais que acontecem esporadicamente em seu interior.
Disponível: http://www.g37.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=032495&ss=5. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Divinópolis (MG); Mercados; Minas Gerais


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística