Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45447
Código de Localidade: 3122306
Município: Divinópolis
Tipo de material: fotografia
Título: Estação Ferroviária de Divinópolis : Divinópolis, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Estação de Henrique Galvão, nome do construtor da ferrovia, foi inaugurada em 1890 no ramal de Paraopeba, da E. F., Oeste de Minas. Esta primeira estação situava-se na antiga rua do Comércio, próxima ao atual estádio Mendes Mourão.
Divinópolis existia com o nome de distrito do Espírito Santo do Itapecerica, que pertencia a Vila de São Bento do Tamanduá, atual Itapecerica. Em Primeiro de Junho de 1912 é instalado o município de Divinópolis.
A estação então teve seu nome alterado para o nome do município e Henrique Galvão passou a ser o nome de uma estação imediatamente posterior à de Divinópolis, no ramal de Paraopeba. O prédio da estação original foi demolido e um novo foi construído em 1916 na atual praça Pedro X. Gontijo.
A mola propulsora de Divinópolis foi a ferrovia, especialmente depois de 1911, quando se ligou a Belo Horizonte pelo ramal de Garças. O prédio da estação foi tombado pelo município em 1988.
Disponível em: http://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/paginas/historia.php#. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_garcas/divinopolis.htm. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Divinópolis (MG); Estações; Ferrovias; Minas Gerais


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística