Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45373
Código de Localidade: 3136702
Município: Juiz de Fora
Tipo de material: fotografia
Título: Paróquia de Santa Rita : Juiz de Fora, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Santa Rita foi Capela da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, entre os anos de 1940 (quando possuía apenas o terreno para a construção) e 1944. O Padre Bonifácio, da Congregação dos Redentoristas, foi o idealizador da Paróquia, assim os primeiros padres que assumiram a Igreja foram os redentoristas.
A bênção da Pedra Fundamental da Capela foi realizada em 30 de junho de 1940 e Paróquia foi criada em 08 de Janeiro de 1944.
Em 1944 a capela foi elevada à Paróquia Santa Rita de Cássia com o claro objetivo de contribuir no desenvolvimento do Bairro Bonfim (local onde é instalada a sua sede) e também dos bairros vizinhos. Algum tempo depois, os diocesanos assumiram a administração por curto período e logo em seguida, em 1949, os crúzios (que também eram holandeses) começaram a conduzir a recente Paróquia. Os missionários da Santa Cruz deram continuidade ao trabalho até o ano de 2006. E nesse mesmo ano, assumiram novamente os padres diocesanos. Atualmente o administrador paroquial é o Padre Antônio Camilo de Paiva, que também é diocesano.
A arquitetura do templo tem inspiração nas construções da Holanda - país de origem destes padres que fundaram a comunidade - e, é por esse motivo que o telhado possui uma forma íngreme (nos países europeus os telhados são construídos dessa forma por causa da neve). As cores vermelho e verde, presentes na logo marca referem-se à Santa Rita, pois antes de morrer a Santa pediu que colhessem uma rosa para ela, porém, como na Europa o inverno era rigoroso ninguém sabia onde encontrar uma rosa. Mas, como um milagre, aparecera uma linda rosa vermelha em um jardim próximo dali. Assim, ao entregar a rosa a Santa Rita, a mesma faleceu. O estigma que se encontrara em sua fronte, exalava um odor desagradável, mas em seus últimos instantes de vida, o quarto no qual a Santa se encontrava ficou extremamente perfumado, com um aroma delicioso de rosas.
Disponível em: http://www.paroquiasantaritajf.com/paroquia. Acesso em/; dez. 2015.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Juiz de Fora (MG); Minas Gerais; Paróquias

Título Secundárias: Capela Santa Rita de Cássia; Igreja Santa Rita de Cássia


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página