Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45320
Código de Localidade: 1506807
Município: Santarém
Tipo de material: fotografia
Título: Companhia de Fiação e Tecelagem de Juta : Santarém, PA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Companhia de Fiação e Tecelagem de Juta de Santarém (Tecejuta) foi oficialmente inaugurada em 10 de novembro de 1951, no Bairro de Prainha, por Kotaro Tuji. A fábrica representou um marco na cidade, foi um dos primeiros empreendimentos de Santarém, responsável por ter gerado um número significativo de empregos.
Em 1951, apenas o escritório da fábrica funcionava parelhado de maneira hábil; em 1952, a Direção reuniu esforços para que, em 1953, fossem capazes de realizar a construção do edifício industrial da empresa e do maquinário necessário para atender as demandas. Ainda em 1952, receberam a planta da construção e, em 7 de dezembro de 1952, pelo engenheiro Agenor Penna de Carvalho, foi lançada a pedra fundamental da fábrica.
Em 11 de março do ano seguinte, Elias Pinto e Kotaro Tuji foram recebidos pelo então vigente presidente, Getúlio Vargas, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis. Informaram-no sobre a chegada do primeiro contingente de máquinas, procedente do Japão, e o lançamento da pedra fundamental das instalações industriais.
Disponível em: http://ignacioneto.blogspot.com.br/2012/10/o-comeco-da-tecejuta.html. Acesso em: dez. 2015.


Assuntos:
Fábricas; Indústria têxtil; Pará; Santarém (PA)

Título Secundárias: Tecejuta


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página