Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45100
Código de Localidade: 4316907
Município: Santa Maria
Tipo de material: fotografia
Título: [Visa aérea da cidade] : Hospital Universitário de Santa Maria : Universidade Federal de Santa Maria : Santa Maria, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1969
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1956, a Faculdade de Medicina possuía um contrato com o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, que era renovado periodicamente, permitindo que os alunos tivessem as aulas práticas até que a Faculdade tivesse um espaço próprio.
Uma rede hospitalar começou a ser organizada em 1962, quando o então reitor Mariano conseguiu que o Serviço Nacional de Combate à Tuberculose doasse o prédio do Hospital de Tisiologia de Santa Maria para a recém criada USM. A construção teve início em 1954 pelo governo do estado, porém as obras foram interrompidas em 1958.
A Universidade de Santa Maria (USM), através do deputado Tarso Dutra, ganhou dez milhões de cruzeiros para finalizar a construção do hospital. Em 1969, o Hospital de Tisiologia – Tórax foi inaugurado, sendo o primeiro a integrar a futura rede hospitalar da UFSM
A rede hospitalar da UFSM foi dividida em três setores: Setor Centro, Setor Campus e Setor Psiquiátrico. O primeiro deles passou a funcionar em 17 de abril de 1970, enquanto os outros dois eram instalados na cidade universitária.
O Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo ainda funcionava como hospital-escola, especialmente no desenvolvimento de cirurgias de média e grande complexidade. Em novembro de 1970, a unidade do centro da cidade teve o Bloco Cirúrgico finalizado, assim como o Centro de Terapia Intensiva, o primeiro da cidade e do interior do Rio Grande do Sul.
O Setor Psiquiátrico foi concluído em 1972, já no campus universitário. Nesse mesmo ano, na unidade do centro da cidade iniciaram as ações em Radioterapia e Angiografia Coronariana. No ano seguinte, em 1973 o hospital universitário realizou a primeira cirurgia cardíaca no interior do Rio Grande do Sul.
Na década de 1980, o prédio destinado ao hospital no campus universitário foi concluído. Entre outubro de 1981 e julho de 1982, O Hospital Universitário Setor Centro, como era chamado, passou a ser denominado Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) quando foi transferido para o campus universitário.
O HUSM é referência em atendimento hospitalar na região, e é um dos únicos hospitais da região a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é parte integrante da UFSM, e oferece atendimento à população através de leitos para de internação e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de atendimentos ambulatoriais e consultas. O Pronto-Socorro Regional, criado em 2002, ampliou o atendimento do hospital para casos de urgência e emergência.
A equipe é composta por docentes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odonto-estomatologia, funcionários em nível de apoio médio e superior, funcionários de serviços terceirizados, além de alunos-estagiários de graduação da UFSM, estagiários, residentes, mestrandos e doutorandos.
O HUSM é reconhecido pela assistência que presta à população da região central do Estado, com destaque para os tratamentos de alta complexidade em oncologia, incluindo transplantes de medula óssea.
Disponível em: http://www.husm.ufsm.br/index.php?janela=historico.html. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://w3.ufsm.br/infocampus/?p=1254. Acesso em: nov. 2015.
A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior e esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil, além de contribuir para o Rio Grande do Sul se transformasse no primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.
Idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho (1915-1998), foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960 com a denominação de Universidade de Santa Maria (USM). O ato oficial de criação deu-se juntamente com a criação da Universidade Federal de Goiás, no dia 18 de março de 1961, em cerimônia realizada em praça pública, na cidade de Goiânia.
A Universidade Federal de Santa Maria é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. Está localizada na Cidade de Santa Maria, situada no Centro Geográfico do Rio Grande do Sul, distante 290 km da capital do estado, Porto Alegre. Tem sua sede localizada no Bairro Camobi, na Cidade Universitária “Prof. José Mariano da Rocha Filho”, onde acontece a maior parte de suas atividades acadêmicas e administrativas. Possui, ainda, quatro campi fora de sede, localizados em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e em Cachoeira do Sul.
A Universidade foi federalizada pela Lei n. 4.759, de 20 de agosto de 1965, e passou a denominar-se Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Disponível em:http://coral.ufsm.br/reuniaoabeu/index.php/evento/2014-10-20-12-33-22/ufsm. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://w3.ufsm.br/50anos/index.php?canal=o_fundador. Acesso em: nov. 2015.


Assuntos:
Cidades e vilas; Edifícios hospitalares; Habitações; Hospitais; Rio Grande do Sul; Santa Maria (RS); Universidades e faculdades; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Hospital-Escola da Universidade Federal de Santa Maria; UFSM; Universidade de Santa Maria; USM


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página