Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43298
Código de Localidade: 3548906
Município: São Carlos
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da USP : Escola de engenharia : São Carlos, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A implantação da USP em São Carlos começa no ano de 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Efetivamente, as atividades tiveram início cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.
Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.
No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia vão se multiplicando e, como resultado de um aumento de alunos, o Campus passa a contar com outras unidades de ensino. Isso acontece no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias: o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC) e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC)
Com o crescimento de sua estrutura ao longo dos anos, o campus universitário também ficou limitado. Em virtude disso, em 2001, teve início o processo de expansão para uma segunda área. Popularmente chamado de Campus 2 e com mais de 100 hectares, o local foi oficialmente inaugurado em 4 de novembro de 2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade.
Disponível em: http://www.saocarlos.usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=87. Acesso em: jul. 2015.
A Escola de Engenharia foi idealizada na década de 1940 como ainstituição de ensino superior que compreenderia um conjunto de faculdades ou escolas em São Carlos, a Universidade sonhada por políticos e pela população em geral teve sua concepção apreciada, debatida, confrontada por opositores ferrenhos, vetada pelo governador Adhemar de Barros, depois reformulada e, por fim, aprovada, no âmbito legislativo, como estabelecimento de ensino e pesquisa, segmento da Universidade de São Paulo, já em funcionamento desde 1934.
A finalidade consignada para a Escola foi a de ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o estudo da Engenharia, com a oferta inicial de: 1 — um curso fundamental; 2 — dois cursos normais; 3 — cursos de aperfeiçoamento, de especialização e de doutorado.
Em 10 de março de 1953, foi obtida autorização para o funcionamento dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, por intermédio do Decreto Federal n°32.394. No primeiro concurso de habilitação para ingresso no Curso de Engenharia oferecido pela Escola, nas modalidades Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, concorreram duzentos candidatos às cinquenta vagas concedidas e trinta e nove interessados foram aprovados e matriculados. Efetivamente, as atividades tiveram início cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.
Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.
Disponível em: http://www.eesc.usp.br/portaleesc/index.php?option=com_content&view=article&id=33&Itemid=219. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.saocarlos.usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=87. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
São Carlos (SP); São Paulo (Estado); Universidades e faculdades; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Universidade de São Paulo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página