Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43106
Código de Localidade: 3303302
Município: Niterói
Tipo de material: fotografia
Título: [Monumento Triunfo à República : Praça da República] : Assembleia Legislativa [do Estado do Rio de Janeiro] : Niterói, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Até o início do século XX, parte da localidade onde hoje é a Praça da República, era uma área de despejo de esgoto denominada Campo Sujo, tendo com entorno o Morro do Campo Sujo também chamado Doutor Celestino. Com o projeto de aterro da enseada de São Lourenço e sua posterior urbanização, batizado de Renascença Fluminense, inicia-se o desmonte hidráulico do morro e o local começa a ser a preparado para se tornar o futuro Centro Cívico da então capital do estado do Rio de Janeiro.
De 1911 a 1914, na gestão do prefeito Feliciano Pires de Abreu Sodré foi quando surgiu a ideia de se construir uma praça que reunisse os três poderes, formando um grande “Centro Cívico”, composto por importantes prédios. O projeto coube ao arquiteto Pietro Campofiorito. Na época foi nomeada de Praça Pedro II, mudando para Praça da República, em 1927.
O monumento criado e executado pelo escultor fluminense José Otávio Correia Lima, então diretor da Escola Nacional de Belas Artes foi desmontado na década de 70. Ergueu-se, no lugar, o esqueleto de um edifício destinado ao Tribunal de Justiça, que nunca chegou a ser concluído. Em 1989, o Governo do Estado determinou a implosão do arcabouço do prédio, e a reconstituição da praça na sua forma original, reinaugurada em 4 de dezembro de 1989. A Praça foi tombada pelo Inepac em 26 de janeiro de 1983 e pelo município em 6 de setembro de 1990.
Disponível em: http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=943:parques-e-jardins-recupera-ornamentos-da-praca-da-republica. Acesso em: jul. 2015.
O atual prédio da Câmara Municipal foi inaugurado em 1º de agosto de 1917, sendo sede da Assembleia Legislativa até 1975, quando Niterói, com fusão do Estado do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara, deixou de ser a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. Localizado na Av. Ernani do Amaral Peixoto, s/nº, Centro (Praça da República).
Disponível em: http://amoniteroi.com.br/niteroi/atracoes-turisticas/predios-historicos/. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Câmaras municipais; Edifícios públicos; Marcos históricos; Monumentos; Niterói (RJ); Praças; Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Câmara Municipal; Campo Sujo; Centro Cívico; Praça Pedro II; Praça Pedro Segundo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página