Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42928
Código de Localidade: 2408102
Município: Natal
Tipo de material: fotografia
Título: Porto [de Natal] : Canto do Mangue : Rio Potengi : Natal, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1971
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O projeto inicial do Porto foi aprovado em 14 de dezembro de 1922, através de decreto. No entanto, só dez anos depois, em 1932, o decreto de número 21.995, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, cria o Porto de Natal. A obra foi gerenciada pelo engenheiro Hildebrando de Góis que na época chefiava a extinta Inspetoria Fiscal dos Portos, Rios e Canais com sede no Rio de Janeiro. O engenheiro Décio Fonseca foi o primeiro administrador do Porto de Natal. Tem como grande destaque a exportação de frutas, sendo 30% da movimentação do terminal.
Disponível em: http://www.codern.com.br/historia.php. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.codern.com.br/portonatal_porto.php. Acesso em: jul. 2015.
O Canto do Mangue é uma central de venda de peixes e frutos do mar administrado pelos próprios pescadores. O Canto do Mangue movimenta cerca de 300 pescadores e mais algumas dezenas de pessoas que trabalham no tratamento e na venda do pescado. Os pescadores trazem peixes, lagostas, camarões e variados frutos do mar em cerca de 50 barcos, que atracam na região portuária distribuída entre a Ribeira e as Rocas.
Disponível em: http://turismo.natal.rn.gov.br/canto.php. Acesso em: jul. 2015.
O Rio Potengi é o principal do estado do RN. Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá e sua foz no município de Natal, desembocando no Oceano Atlântico. Descoberto pelos colonizadores, seu nome ficou conhecido como "Rio Grande", pelo seu vasto leito e extensão. Após alguns anos passou a ser chamado por Rio Potengi, que na língua dos índios que aqui viviam, significa rio dos camarões.
Disponível em: http://anjinara.blogspot.com.br/p/o-rio-potengi.html. Acesso em: jul. 2015.
Inscrição na foto: Cais do porto, nota-se barcos de pesca, a margem do Potengi.


Assuntos:
Cais; Feiras; Natal (RN); Peixe; Portos; Rio Grande do Norte; Rios

Título Secundárias: Cais do Porto; Rio Grande


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página