Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42540
Código de Localidade: 1302603
Município: Manaus
Tipo de material: fotografia
Título: Cervejaria Amazonense de Miranda Correa & Cia : Manaus, AM
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Cervejaria Amazonense de Miranda Correa & Cia, também conhecida como Cervejaria Miranda Corrêa, construída em 1910. A fábrica serviu para a produção da cerveja XPTO e produtos afins, além de continuar com a fabricação de gelo cristal, funcionou até ser atingida pelos concorrentes e pelo desenvolvimento da capital amazonense. Em 1967, a fabricante da cerveja XPTO mudou de proprietário e passou a direção de J. Macedo, com sede em Fortaleza no Ceará, que em 1970 adquiriu aquele patrimônio. Dois anos depois, passou ao gerenciamento da Brahma, então de conceito nacional, que construiu uma nova fábrica no mesmo local, abandonando o castelo. Com a fusão da Brahma e Antarctica, as instalações foram novamente comercializadas, passando a produzir a cerveja Kaiser. Localizada no Bairro de Aparecida, à margem do igarapé de São Raimundo.
Disponível em: http://catadordepapeis.blogspot.com.br/2010/10/cervejaria-amazonense-inauguracao.html. Acesso em: jun. 2015.
Inscrição na foto: Foi autorizada a montagem da Fábrica por lei nº 595, de 6 de setembro de 1909. Foi seu idealizador o engenheiro Antonio de Miranda Correa, que trouxe da Alemanha aperfeiçoado maquinário, contratando, também alí, dois tecnícos dos mais abalizados na especialidade que escolhera para exercícios de suas atividades. Com a morte de Antonino Corrêa a empresa passou as mãos de seu irmão, engenheiro Maximino de Miranda Correa, igualmente já falecido, estando, no momento a mesma, sob a responsabilidade dos herdeiros.


Assuntos:
Amazonas; Fábricas; Manaus (AM)

Título Secundárias: Cervejaria Miranda Corrêa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página