Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42370
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Autor: Bonino, Paulo
Título: Túmulo de José de Anchieta : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
José de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife em 19 de março de 1534. Ao alcançar a adolescência foi para Coimbra, em Portugal, para aí estudar filosofia no Colégio das Artes. Em 1551, depois deste período acadêmico, entrou na Companhia de Jesus. Veio para o Brasil em 13 de junho de 1553 ainda como noviço a pedido do Padre Manuel da Nóbrega, com a tarefa de catequizar os indígenas brasileiros, integrando a equipe de Duarte da Costa, nomeado segundo governador geral. No dia 25 de janeiro de 1554 ajudou a instituir no Planalto de Piratininga o Colégio de São Paulo, núcleo inicial da futura metrópole que mais tarde foi nomeada como São Paulo pelo próprio Padre José de Anchieta. Em São Vicente o Padre aprende a língua tupi e se torna um defensor dos índios, protegendo-os contra o excesso de maus tratos exercido pelos portugueses. Junto ao seu mestre, Manuel da Nóbrega, ele participa de várias missões de paz, quando então se entrega como refém aos índios tamoios em Iperoig, ao tentar conciliar os colonizadores e a Confederação dos Tamoios. Enquanto permanecia preso, ao longo de cinco meses, criou o Poema à Virgem. O Padre combateu os franceses, que haviam se fixado na França Antártica, então localizada na Baía da Guanabara, e também foi amigo de Estácio de Sá, ao qual acompanhou na própria morte, em 1567. Um ano antes, aos 32 anos, havia se tornado sacerdote. Em 1539 o religioso edificou o povoado de Iritiba, atualmente conhecido como Anchieta, no Espírito Santo. Durante dez anos foi Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, e a partir de 1595, administrou por algum tempo o Colégio dos Jesuítas em Vitória do Espírito Santo. Morreu então no território capixaba por ele fundado, aos 63 anos. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 1980, e nomeado “Apóstolo do Brasil”.
Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/jose-de-anchieta/. Acesso em: maio 2014.
O Túmulo Simbólico do Padre Anchieta se encontra no Palácio Anchieta, atual sede do Governo Estadual do Espírito Santo, desde 1922.
Disponível em: http://www.es.gov.br/Governo/paginas/Palacio_Anchieta.aspx. Acesso em: maio 2014.
Fotografia cedida pela Empresa Capixaba de Turismo S.A. (EMCATUR).


Assuntos:
Anchieta, José de, 1534-1597; Espírito Santo (Estado); Túmulos; Vitória (ES)

Título Secundárias: Túmulo do Padre Anchieta; Túmulo simbólico do Padre Anchieta


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página