Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41761
Código de Localidade: 5300108
Município: Brasília
Tipo de material: fotografia
Título: [Palácio do] Congresso Nacional : [Palácio Itamaraty] : Brasília, DF
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palácio do Congresso Nacional é um dos cartões-postais de Brasília e está situado no extremo leste do Eixo Monumental. Ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.
Em 2007, coincidindo com o centésimo aniversário de Oscar Niemeyer, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu pelo tombamento do edifício do Congresso Nacional.
Disponível em: http://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquitetura. Acesso em: mar. 2016.
O Palácio do Itamaraty foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, ele é sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria bem-sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso. O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.
Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4753&Itemid=198&lang=pt-BR. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Brasília (DF); Distrito Federal (Brasil); Edifícios públicos; Prefeituras

Título Secundárias: Câmara Municipal; Ministério das Relações Exteriores; Palácio dos Arcos; Palácio Nereu Ramos; Senado Federal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página