Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41752
Código de Localidade: 5300108
Município: Brasília
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça dos Três Poderes : Supremo Tribunal Federal] : Brasília, DF
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer. A Praça está localizada no extremo leste do Plano Piloto, mede aproximadamente 120 x 220 metros, de modo que os prédios representativos dos poderes não se sobressaíssem um diante dos outros, em atenção ao princípio de que os poderes são harmônicos e independentes e, portanto, têm o mesmo peso. Além dos palácios, a Praça dos Três Poderes, inclui as esculturas Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília, e A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti, em frente ao Supremo Tribunal Federal. Pode-se ver ainda a Pira da Pátria e o Marco Brasília, em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. A praça também abriga o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes de cem metros de altura. A Lei 5.700/71 determina a presença perene de uma bandeira nacional. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta é a maior bandeira hasteada do mundo medindo, 286 m2. Ela é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene.
Disponível em: http://wbrasilia.com/pracadostrespoderes.htm. Acesso em: mar. 2016.
O projeto do edifício é de Oscar Niemeyer. Suas colunas externas seguem o mesmo modelo criado para os palácios do Planalto e da Alvorada. O Supremo possui obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, além de móveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros. Em exposição permanente, há a história das leis e de todas as Constituições do país.
Disponível em: http://www.soubrasilia.com/brasilia/supremo-tribunal-federal/. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Brasília (DF); Distrito Federal (Brasil); Edifícios públicos; Praças; Tribunais (Edifícios)

Título Secundárias: Palácio da Justiça; Praça dos 3 Poderes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página