Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40956
Código de Localidade: 4314902
Município: Porto Alegre
Tipo de material: fotografia
Título: Colégio Militar de Porto Alegre : Porto Alegre, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) foi criado pelo Decreto nº 9.397, de 28 de fevereiro de 1912, sendo presidente da República o Marechal Hermes da Fonseca. Suas origens remontam ao ano de 1851, quando foi criado o Curso de Infantaria e Cavalaria da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A Escola Militar foi o primeiro curso de ensino superior do Estado e o que contribuiu de forma decisiva, através de seus fundadores e primeiros professores, para a criação e a evolução da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Várias instituições de ensino funcionaram em sua sede, localizada na Avenida José Bonifácio, tais como a Escola Militar da Província do RS, de 1883 até 1888; a Escola Militar do Rio Grande do Sul, de 1889 até 1898; a Escola Preparatória e de Táctica, de 1898 até 1905; a Escola de Guerra, de 1906 até 1911; o Colégio Militar de Porto Alegre, de 1912 até 1938; a Escola Preparatória de Porto Alegre, de 1939 até 1961; e, novamente, o Colégio Militar desde 1962. No Colégio Militar estudaram João de Deus Menna Barreto, Getúlio Dornelles Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Humberto de Alencar Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo, todos presidentes da republica. No Colégio também estudaram importantes militares brasileiros; tais como Marechal Câmara, Coronel Plácido de Castro, Marechal Mascarenhas de Morais, General Góes Monteiro, Marechal João N. M. Mallet e outros. Além destes, também foram alunos, o poeta Mário Quintana, o artista plástico Vasco Prado, o escritor e advogado Darcy Pereira de Azambuja, os ex-reitores da UFRGS Armando Pereira da Câmara e José Carlos Ferraz Hennemann, o presidente da Intel/Brasil Oscar Vaz Clarke e o vice-presidente de Produto e Engenharia da Google para a Europa e Mercados Emergentes, Nélson Mendonça Mattos. A primeira publicação das poesias de Mario Quintana e das gravuras de Vasco Prado foi feita nas páginas da Revista Hyloea, até hoje publicada pelo CMPA, em 1922 e 1933.
A sede do Colégio Militar, conhecida como Velho Casarão da Várzea, tem sua arquitetura predominadamente em estilo neoclássico e faz parte do patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre desde sua fundação, em 1872. Constituído inicialmente de um quadrilátero térreo e cinco castelos de dois pisos, o prédio aumentou seu tamanho em três épocas distintas, primeiramente em 1914 e 1915, depois em 1936 e 1937 e por último em 1969 e 1970. As estátuas existentes no seu frontispício, que representam Marte/Ares, Deus da guerra, e Minerva/Atena, deusa guerreira da sabedoria, são as maiores estátuas de adorno de Porto Alegre e foram inseridas na época de sua primeira ampliação. O torreão existente sobre o Salão Nobre do CMPA é chamado de torre-lanterna, ou simplesmente de lanterna, tendo sido inserido para simbolizar a lanterna do saber com que os antigos Mestres conduziam seus discípulos pelas trevas da ignorância. A iluminação colocada em 2006, ressaltando a lanterna, os deuses e a Bandeira Nacional, tornou-se um espetáculo noturno na cidade.
Disponível em: http://www.cmpa.tche.br/index.php/colegio/o-colegio. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Edifícios históricos; Edifícios militares; Escolas; Porto Alegre (RS); Rio Grande do Sul

Título Secundárias: CMPA; Escola de Guerra; Escola Militar da Província do RS; Escola Militar do Rio Grande do Sul; Escola Preparatória de Porto Alegre; Escola Preparatória e de Tática; Velho Casarão da Várzea


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página