Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40611
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Vista parcial [da cidade] : Assembleia Legislativa [do Estado de Pernambuco] : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco teve sua história iniciada quando a Constituição Política do Império, promulgada em 25 de março de 1824, instituiu os Conselhos Gerais das Províncias. Em Pernambuco, o Conselho Geral foi instalado em um sobrado situado no Forte do Matos, uma antiga fortaleza construída por Antônio Fernandes de Matos. No dia 1º de dezembro de 1829, o então presidente da Província, Tomás Xavier Garcia de Almeida, instalou solenemente o Conselho. Em 1832, os Conselhos Gerais das províncias foram substituídos pelas Assembleias Legislativas Provinciais, sendo a de Pernambuco instalada no Recife, em 1º de abril de 1835. A Assembléia funcionou no antigo edifício do Conselho Geral, no Forte do Matos, até 1870, quando o projeto da construção de uma nova sede foi aprovado através da Lei provincial nº 963, de 25 de julho. Seu autor foi o engenheiro recifense José Tibúrcio Pereira de Magalhães (1831-1896) e as obras foram realizadas por José Inácio D'Ávila. O local escolhido para o novo edifício, construído entre o segundo semestre de 1870 e 1874, foi a Rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe e próximo ao Ginásio Pernambucano. Em estilo dórico clássico, a Assembléia foi inaugurada no dia 1º de março de 1875, porém a obra só foi definitivamente entregue no dia 20 de janeiro de 1876. Apesar de ter passado por algumas reformas, o exterior do prédio manteve-se com todas as características da construção inaugurada em 1875. A partir de 1948, por indicação do deputado Tabosa de Almeida, o edifício passou a ser nomeado Palácio de Joaquim Nabuco.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=348&Itemid=180. Acesso em: set. 2015.
Inscrição na foto: Vista parcial do Bairro da Boa Vista - Recife - Pernambuco.
Fotografia cedida por Luiz Timotheo da Costa.


Assuntos:
Cidades e vilas; Edifícios públicos; Habitações; Pernambuco; Recife (PE); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Câmara dos Deputados; Palácio de Joaquim Nabuco


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página