Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40097
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: [Faculdade Nacional de Medicina] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1950
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada pelo príncipe regente D. João, por Carta Régia, assinada em 5 de novembro de 1808, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo. Em 1º de abril de 1813, por projeto de Manuel Luís Alvares de Carvalho, foi fundada a Academia Médico-Cirúrgica no Rio de Janeiro. Mesmo após criada a Academia, apenas em 29 de setembro de 1826, por Decreto-Lei de Dom Pedro I, foi autorizada a emissão de diplomas e certificados para os médicos que faziam o curso no Brasil. Em 3 de outubro de 1832, durante a Regência Trina, foi sancionada a Lei que transformava as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e Salvador em Escolas ou Faculdades de Medicina. Em 1856, a Faculdade de Medicina foi transferida para o prédio do Recolhimento das Órfãs, na Rua Santa Luzia, ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Em 12 de outubro de 1918, foi inaugurado o seu prédio próprio, na Praia Vermelha. Depois da mudança, o prédio do Recolhimento das Órfãs, que a abrigou por quase um século, passou a chamar-se Instituto Anatômico, onde algumas disciplinas do curso médico funcionaram até a década de 60. A Faculdade de Medicina funcionou como escola isolada até 7 de setembro de 1920, quando foi criada, por Decreto, a Universidade do Rio de Janeiro. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil, passa a se chamar Faculdade Nacional de Medicina. Em 1965, a Universidade do Brasil passou a ser denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1973, foi determinada a transferência da Faculdade de Medicina, ainda localizada na Praia Vermelha, para o Campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, onde se encontra atualmente. Neste mesmo ano, o prédio da Faculdade, representado na fotografia, foi demolido, e em seu local está um dos campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Disponível em: http://www.medicina.ufrj.br/colchoes.php?id_colchao=1. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.cfch.ufrj.br/index.php/2012-07-07-13-24-17/coord-posgrad/27-noticias/540-evento-recorda-invasao-a-faculdade-de-medicina. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://www.cremerj.org.br/acervohistorico/download/81;jsessionid=A04FBCF032EB8C90368FE1F5D11CB06C. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Academia Médico-Cirúrgica; Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia; Escola de Medicina da UFRJ; Escola de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Medicina da UFRJ; Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página