Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40083
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Palácio Tiradentes : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: Esso Standard do Brasil
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palácio Tiradentes foi inaugurado em maio de 1926, e foi construído onde erguia-se antes o histórico prédio da Cadeia Velha. Nos tempos da Colônia, aí funcionavam ao mesmo tempo o poder político municipal e a prisão, onde o "Mártir da Independência" passou seus últimos dias. No Império e nas primeiras décadas republicanas, a Cadeia Velha tornou-se a sede da Câmara dos Deputados. Em 1922, o governo do presidente Epitácio Pessoa decidiu construir uma nova sede para a Câmara dos Deputados. Da sua inauguração até a mudança da capital federal para Brasília, em 1960, o palácio abrigou a Câmara dos Deputados, com uma interrupção: o período da ditadura do Estado Novo, de 1937 a 1945. Com o legislativo fechado, a partir de 1939 passou a funcionar um dos principais órgãos de divulgação do ideário do Estado Novo: o Departamento de Imprensa e Propaganda. Derrubada a ditadura, o Palácio Tiradentes retomou sua tradição de sede do Poder Legislativo Federal. Em 1946, abrigou a Assembléia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração de uma Constituição que assegurou amplas atribuições aos órgãos representativos. Com a transferência da capital federal para Brasília, o Palácio Tiradentes começou um ciclo de declínio. Durante algum tempo ainda abrigou a Constituinte e depois a Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara. Esta, porém, se transferiu em 1963 para o prédio que então abrigara a Câmara Municipal carioca, na Cinelândia. A partir daí, as dependências do palácio passaram a ser ocupadas por diversos órgãos da administração estadual e federal. Essa situação só se modificaria em 1975. Decidida a fusão entre a Guanabara e o estado do Rio de Janeiro, o Palácio Tiradentes tornou-se sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Disponível em: http://www.alerj.rj.gov.br/memoria/cd/palacio/. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Câmaras municipais; Edifícios públicos; Monumentos; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)

Título Secundárias: Alerj; Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Assembléia Nacional Constituinte; Câmara Municipal; Departamento de Imprensa e Propaganda


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página