Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39821
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Pontifícia Universidade Católica : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, mais conhecida como PUC-Rio, foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo Pe. Leonel Franca, e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de janeiro de 1946. Por decreto da Congregação dos Seminários, de janeiro de 1947, a universidade recebeu o título de Pontifícia. Em 30 de outubro de 1940, o Presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto 6.409 autorizando a instalação da Faculdade de Direito, com o curso de Bacharelado e da Faculdade de Filosofia com cursos de Bacharelado e Licenciatura em várias disciplinas. As Faculdades funcionariam nas instalações do colégio Santo Inácio. No dia 15 de março de 1941, foi realizada a inauguração solene dos cursos das "Faculdades Católicas", com instalações no Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente, em Botafogo. Em 1943, as Faculdades Católicas já contavam com 337 matrículas. Nesse mesmo ano, a Faculdade de Filosofia realizava sua primeira colação de grau. Em 1946, a "Escola de Serviço Social", instituição católica e que já existia, se integra às "Faculdades Católicas". Com três unidades, de acordo com a lei em vigor no Brasil, ela se transforma em universidade: a Universidade Católica, a primeira do país. Por decreto da Santa Sé, a Universidade Católica do Rio de Janeiro passa a ser Pontifícia, adquirindo então o seu nome atual: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Com o crescente desenvolvimento da indústria no país, a necessidade de cursos na área de engenharia era imprescindível. Dessa forma foi criada a EPPUC (Escola Politécnica da PUC). No início da década de 50, a PUC adquire o seu atual terreno na Gávea. É lançada a pedra fundamental da construção do campus. Neste ano é também fundada a Associação dos Antigos Alunos da PUC. Buscando explorar novos campos do conhecimento, a faculdade de Filosofia cria o curso de Jornalismo em 1952. Em 1954, iniciaram-se as aulas do curso de Psicologia Aplicada, a Escola de Sociologia e Política, a Escola Médica de Pós-Graduação e os cursos de Aperfeiçoamento Odontológico.
O dia 17 de julho de 1955 foi marcado pela inauguração da nova sede da PUC com a presença e bênção do Cardeal Legado Papal. O campus da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, dispunha então de uma área de cerca de 70mil m2 (Hoje são mais de 110 mil m2 no campus I). Em 1958, são inaugurados o IOPUC (Instituto de Odontologia da PUC) e o IAG (Instituto de Administração e Gerência). Este ofereceria cursos de especialização e pós-graduação "lato sensu", que se tornariam uma referência não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Em 1960, a PUC instala em suas dependências um Computador Burroughs 205, o primeiro da América Latina em universidades e o primeiro do Brasil. Era um computador a válvulas, processando as informações a partir de fitas perfuradas. Em 1965 é inaugurada a Biblioteca Central Cardeal Frings, no Edifício da Amizade, construído em grande parte com recursos de doações alemãs.
Disponível em: http://universidades-ibero-americanas.universia.net/brasil/universidades/PUC-Rio/index.html. Acesso em: jul. 2015


Assuntos:
Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Universidades e faculdades

Título Secundárias: PUC; PUC-Rio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página