Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39819
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Instituto Nacional de Música : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Sua origem remete ao Conservatório de Música, criado em 27 de novembro de 1841, por solicitação da Sociedade de Música, no Rio de Janeiro. O Conservatório de Música, todavia, foi somente inaugurado em 13 de agosto de 1848, em sessão solene ocorrida no Museu Imperial, na Praça da República. O Conservatório se instalou inicialmente em um salão do Museu Imperial, tendo como primeiro diretor Francisco Manuel da Silva. Em 1855, foi anexado à Academia de Belas Artes. Sua primeira sede própria foi inaugurada em 1872, pela Princesa Isabel, na Rua da Lampadosa, atual nº 52 da Rua Luiz de Camões. Este prédio, teve sua pedra fundamental lançada em 1863 e levou quase dez anos para ser construído; atualmente abriga o Centro Cultural Hélio Oiticica, na Praça Tiradentes. Com a Proclamação da República em 1889, o Conservatório deu lugar ao Instituto Nacional de Música através do Decreto nº 143, de janeiro de 1890. Teve como primeiro deiretor o compositor Leopoldo Miguéz. Sucederam-se a Leopoldo, Alberto Nepomuceno e Henrique Oswald. Sob a direção de Nepomuceno, o Instituto foi transferido para sua sede atual, na Rua do Passeio, em 1913. Nepomuceno também empreendeu uma reforma curricular no Instituto, para atender ao crescente número de alunos; aprovou um novo regimento interno; implementou concursos públicos para professor e criou a Congregação, que descentralizou o poder da direção. Em 1937, a Universidade do Rio de Janeiro passa a chamar-se Universidade do Brasil, e o Instituto Nacional de Música passa a se chamar Escola Nacional de Música. A atual designação da Escola de Música foi estabelecida em 1965, quando, por força do Decreto nº 4759, do Governo Militar, a Universidade do Brasil transformou-se em Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Disponível em: http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=64. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Conservatório de Música; Escola de Música da UFRJ; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página