Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39800
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: [Procuradoria Geral do Estado : Palácio da Justiça] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) é o órgão responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado do Rio de Janeiro. Supervisiona os serviços jurídicos das administrações direta e indireta, atua no controle interno da legalidade dos atos da Administração Pública e defende judicial e extrajudicialmente os interesses legítimos do Estado.
A sede da PGE funcionou até 2011 no prédio representado na fotografia, localizado na Rua Dom Manuel, 25, ano em que mudou-se para sua nova construção, na Rua do Carmo, 27. No ano seguinte, o prédio passou a abrigar a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/pge/exibeconteudo?article-id=157542. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=433593. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/ZGb5Jx. Acesso em: out. 2017.
O antigo Palácio da Justiça foi inaugurado em novembro de 1926, após permanecer quatro anos em construção. O prédio, de arquitetura eclética, em estilo clássico, foi projetado pelos engenheiros arquitetos Gabriel M. Fernandes e Fernando de Nerêo Sampaio, para ser a sede do Poder Judiciário da capital republicana. Abrigou, sucessivamente, três tribunais: a Corte de Apelação do Distrito Federal (denominada, em 1937, Tribunal de Apelação e, em 1946, Tribunal de Justiça do Distrito Federal); o Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara e o Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2009 e 2010 foram realizadas obras de restauração do Antigo Palácio da Justiça, idealizadas para abrigar, entre outros setores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado e o Museu da Justiça.
Disponível em: http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=122:museu-da-justi%C3%A7a-do-estado-do-rio-de-janeiro. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/museu/curiosidades/no-bau/raridades-antigo-palacio-justica. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural/o-palacio. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/EsprwY. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Centros culturais; Edifícios escolares; Escolas; Juízes; Museus (Edifícios); Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Tribunais (Edifícios)

Título Secundárias: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado; Corte de Apelação do Distrito Federal; Emerj; Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Museu da Justiça; Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro; Tribunal de Apelação; Tribunal de Justiça do Distrito Federal; Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página