Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39495
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Escola de Enfermagem [da Universidade de São Paulo] : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1951
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola de Enfermagem de São Paulo, atual Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), foi criada pelo Decreto-Lei Estadual nº 13.040, de 31 de outubro de 1942.
Antes da criação da Escola de Enfermagem de São Paulo, o Decreto Federal nº 20.109, de 15 de junho de 1931, regulava o exercício da enfermagem no Brasil e fixava as condições para equiparação das escolas de enfermagem no País. Por força desse Decreto, a EEUSP teve que ser inicialmente equiparada à Escola de Enfermagem Anna Nery, tendo-o feito por meio do Decreto Federal nº 21.965, de 21 de outubro de 1946.
Criado em julho de 1942, o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) resultou de um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, com o intuito de implementar em território brasileiro, as diretrizes do Instituto de Assuntos Interamericanos. Em junho de 1943, foi constituída uma comissão, que estabelecia, contratualmente, as obrigações entre o SESP e o governo do Estado de São Paulo, na empreitada para a edificação da Escola de Enfermagem de São Paulo.
Para a direção da Escola de Enfermagem de São Paulo foi convidada Edith de Magalhães Fraenkel, que assumiu a incumbência de elaborar as bases sobre as quais seriam alicerçadas a EEUSP e o serviço de enfermagem do Hospital das Clínicas, também fundado nos primórdios da década de 1940.
Edith iniciou seu trabalho de organização do Serviço de Enfermagem do Hospital das Clínicas (HC), a partir de novembro de 1941, quando já se encontrava aquele hospital em fase final de construção e no qual deveria ser, também, instalada a Escola de Enfermagem, inicialmente, tendo em vista que o edifício da Escola ainda seria construído. Assim, Edith atuou como diretora da Escola e orientadora da Subdivisão de Enfermagem do Hospital das Clínicas, com apoio das enfermeiras que foram sendo gradativamente contratadas, a partir de agosto de 1942, a fim de atuarem no hospital e na Escola de Enfermagem. Com essa dupla incumbência, Edith foi indicada como integrante da Comissão para estudar os planos da construção do edifício destinado a abrigar a Escola de Enfermagem.
A formatura da primeira turma da Escola de Enfermagem da USP ocorreu em 1946, constituída por 38 alunas, das quais 32 eram professoras normalistas comissionadas pelo Governo do Estado. O curso tinha duração de três anos, com carga horária de 44 horas semanais de atividades.
O prédio da EEUSP foi inaugurado em 31 de outubro de 1947. Entretanto, a Escola funcionava, desde o seu início, sob o regime de internato, o qual foi extinto somente em 1973. No período de internato, alunas e professoras conviviam diuturnamente nos cenários das práticas e da sala de aula, sob a disciplina e a hierarquia estabelecidas pela direção.
A Lei federal nº 775, de 6 de agosto de 1949, regulou o ensino da enfermagem e definiu dois níveis básicos para o ensino de Enfermagem, o curso de enfermagem, que deveria ser em 36 meses, e o curso de auxiliar de enfermagem, a ser realizado em 18 meses. Com a vigência dessa lei, as escolas de enfermagem passaram a ser reconhecidas e não mais equiparadas à Escola de Enfermagem Anna Nery para poderem funcionar.
O Conselho Universitário, em 10 de dezembro de 1962, desanexou a Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina da USP. transformando a Escola de Enfermagem em Estabelecimento de Ensino Superior pelo Decreto Estadual nº 42.809/63 (Carvalho, 1980, p. 81).
Disponível em: http://www.ee.usp.br/site/index.php/paginas/mostrar/29/39. Acesso em: maio 2016.
.


Assuntos:
São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Universidades e faculdades

Título Secundárias: EEUSP; Escola de Enfermagem da USP; Escola de Enfermagem de São Paulo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página