Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39489
Código de Localidade: 3129707
Município: Ibiraci
Tipo de material: fotografia
Título: Usina Peixoto : Ibiraci, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1947, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) via ameaçada de esgotamento a sua capacidade de geração. Estudos realizados numa bacia de drenagem, com 59.600 km², indicaram os benefícios da construção da barragem, permitindo, assim, a regularização das descargas do Rio Grande.
Em 1950, a CPFL conseguiu a concessão para construir uma usina hidrelétrica na cidade de Ibiraci, a Usina Peixoto. Sete anos depois, duas unidades de 40 MW cada, entravam em operação. Esta foi a primeira usina de grande porte construída no Rio Grande.
Localizada entre as usinas de Furnas (a montante) e Luiz Carlos Barreto de Carvalho (a jusante), a Usina Mascarenhas de Moraes está entre dois grandes complexos energéticos. Posteriormente, a regularização das vazões do rio Grande, realizada, sobretudo, pela Usina de Furnas, permitiu que mais unidades fossem instaladas e, em 1968, a então Usina de Peixoto alcançou sua capacidade final de 476 MW, com dez unidades geradoras.
Em dezembro do mesmo ano, a Usina Peixoto passou a se chamar Usina Marechal Mascarenhas de Moraes.
Em 1º de agosto de 1973, por determinação da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobras), a usina passou a ser operada pela Furnas Centrais Elétricas S. A.
Disponível em: http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_hidr_mascarenhasmoraes.asp. Acesso em: maio 2016.
Inscrição na foto: Dois bancos trifásicos da Usina Hidrelétrica de Peixoto pertencentes a Cia. Paulista de Força e Luz.


Assuntos:
Ibiraci (MG); Minas Gerais; Usinas hidrelétricas

Título Secundárias: Usina Hidrelétrica Peixoto; Usina Marechal Mascarenhas de Moraes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página