Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37727
Código de Localidade: 1200401
Município: Rio Branco
Tipo de material: fotografia
Autor: Mello, Américo de
Título: [Vista aérea da cidade : Jardim do Palácio Rio Branco : Palácio Rio Branco : Rio Acre] : Rio Branco, AC
Local: Rio Branco
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inaugurado na década de 1930 juntamente com o Palácio Rio Branco, o Jardim localizava-se nos fundos do Palácio. Na década de 1940, durante o governo de Guiomard Santos, o espaço passou por um processo de transformação, passando a abrigar o prédio da Rádio Telegráfica do Território Nacional (Radional).
Disponível em: http://www.altinomachado.com.br/2006/05/fotos-do-acre-antigo_05.html. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/100843830/A-Historia-de-Rio-Branco-atraves-de-seus-varadouros. Acesso em: jun. 2016.
O Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, teve sua construção iniciada na década de 1920. Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, inspirado das edificações gregas com suas colunas de ordem dóricas e jônicas na fachada principal. Inaugurado em 1930, porém, suas obras só foram concluídas no Governo de José Guiomard dos Santos em 1948. Em junho de 2002 foi revitalizado incorporando uma função cultural com exposições que apresentam as diversas fases da história do povo acreano por intermédio de textos, objetos históricos, fotografias e depoimentos. Teve seu processo de tombamento concluído em dezembro de 2005 e, em junho de 2008, foi instituído oficialmente Museu Palácio Rio Branco.
Disponível em: http://migre.me/u5Wgc. Acesso em: maio de 2016.
Disponível em: http://connepi.ifac.edu.br/?page_id=74. Acesso em: maio de 2016.
O Rio Acre tem sua nascente no Peru. O seu alto curso, até a localidade de Seringal Paraguaçu, atua como divisa entre Brasil e Peru. Deste ponto até Brasileia, marca fronteira entre Brasil e Bolívia, e a partir deste ponto adentra o território brasileiro. Logo abaixo da cidade de Porto Acre, já serpenteia no território do Estado do Amazonas, e deságua na margem direita do Rio Purus, no Brasil, junto à cidade amazonense de Boca do Acre. No total, o Rio Acre percorre mais de 1.190 km desde suas nascentes até a desembocadura. É atravessado por duas pontes internacionais: uma liga Assis Brasil a Iñapari (Peru) e outra liga Brasileia a Cobija (Bolívia). É um dos rios mais famosos da Região Norte do Brasil, pois atravessa e deu o nome ao Estado do Acre, e foi ainda o palco principal de um episódio marcante da história brasileira: a Revolução Acriana. Ao atravessar a cidade de Rio Branco, o rio divide-a em dois distritos. Suas águas são barrentas e piscosas.
Disponível em: http://www.fenasan.com.br/arquivos/2015/09h00_pedro_jose_06-08_sant1.pdf. Acesso em: maio de 2016.


Assuntos:
Acre; Acre, Rio (AC); Cidades e vilas; Edifícios públicos; Habitações; Jardins; Museus (Edifícios); Rio Branco (AC); Rios; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Museu Palácio Rio Branco; Palácio do Governo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página