Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37052
Código de Localidade: 2312908
Município: Sobral
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição : Sobral (CE)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das igrejas mais antigas do Ceará, tem mais de 200 anos. A Igreja foi fundada em um dos primeiros povoamentos no lugar, que se transformaria na cidade de
Sobral. O local era chamado de Caiçara, no século XVIII. O culto à santa chegou com os portugueses que vieram morar à beira do rio Acaraú. Era um costume da época enterrar os mortos nas igrejas e muitos vigários estão sepultados ali.
A Igreja começou a ser construída em 1746, tendo por responsável o Padre Antônio de Carvalho e Albuquerque, e por provisão de Dom Frei Luis de Santa Teresa, bispo de Olinda. A igreja tinha uma única porta na frente com duas pequenas janelas em cima, correspondentes ao coro, sem torres com o pavimento de barro batido e com única sacristia do lado do nascente. Pouco mais de uma década após a sua construção a igreja já apresentava comprometimento em sua estrutura, sendo a igreja posteriormente demolida por determinação do Padre João Ribeiro Pessoa, sucessor do Pe. Albuquerque.
No dia 5 de novembro de 1778 foi benta e lançada a primeira pedra da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Sobral pelo Pe. João Ribeiro Pessoa. A igreja devia ser edificada em forma de cruz latina.
Somente no dia 1 de fevereiro de 1781 pôde ser benta a capela-mor da nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As torres começaram a ser levantadas em 1836 e só ficaram prontas em 1849 a do nascente e em 1851 a do poente. Atingidas mais de uma vez por faíscas elétricas, foram restauradas posteriormente. O patamar foi feito em 1838. O relógio foi comprado em Paris em 1870 e colocado na torre do poente no ano seguinte. O sino grande foi refundido em Pernambuco em 1853. A igreja da Sé, como é conhecida em Sobral, possui um bonito presépio ao lado do altar principal, com dimensões naturais, que foi encomendado de Paris em 1912.
Aproveitando o ensejo das festas comemorativas do primeiro centenário da elevação da Vila de Sobral à categoria de cidade (12 de janeiro de 1842), no dia 17 de maio de 1938 começaram os trabalhos de reforma da igreja, os quais foram concluídos no dia 22 de maio de 1941.
Disponível em: http://www.sobral.ce.gov.br/boletim/2010/b_agosto2010/06.htm. Acesso em: 06 jul. 2017.
Inscrição na foto: Catedral N. S. Conceição


Assuntos:
Ceará; Igrejas (Edifícios); Sobral (CE)

Título Secundárias: Igreja Matriz de N. S. da Conceição; Igreja Matriz de N. S. da Conceição da Vila de Sobral


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página