Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36611
Código de Localidade: 2704302
Município: Maceió
Tipo de material: fotografia
Autor: Stuckert, Eduardo Roberto
Título: Praça Montepio dos Artistas : Busto de Bráulio Cavalcante : Monte Pio dos Artistas : Faculdade de Direito de Alagoas : Maceió, AL
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça que abrigava o Monte Pio dos Artistas, em 12 de fevereiro de 1890, recebe o nome de Praça Montepio dos Artistas como forma de homenagear o Centro Republicano Federalista, fundado em 11 de julho de 1886 em evento realizado na sede do Monte Pio dos Artistas. Entretanto, a vontade popular optou por continuar a se referir ao espaço como Praça do Montepio.
Disponível em: http://www.historiadealagoas.com.br/montepio-dos-artistas-alagoanos.html. Acesso em: maio 2016.
O Busto de Bráulio Cavalcante foi inaugurado no dia 16 de setembro de 1917 na Praça do Montepio dos Artistas.
Disponível em: http://www.historiadealagoas.com.br/montepio-dos-artistas-alagoanos.html. Acesso em: maio 2016.
Bráulio Cavalcante, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Recife, já era poeta, dramaturgo, romancista e jornalista. Em 10 de março de 1912, com 24 anos, enquanto participava de uma manifestação em prol da candidatura do General Clodoaldo da Fonseca, foi assassinado em frente ao Palácio do Governo, na Praça dos Martírios.
Disponível em: http://blogdoetevaldo.blogspot.com.br/2010/03/braulio-cavalcante.html. Acesso em: maio 2016.
O Monte Pio dos Artistas Alagoanos é fundado em 3 de outubro de 1883, oficializada pelo Decreto de 10/09. O objetivo era o de auxiliar as viúvas, os filhos órfãos e qualquer um dos seus membros que fosse atingido por moléstia que o impossibilitasse de trabalhar. Hoje, o prédio histórico do Montepio dos Artistas Alagoanos, mesmo sendo utilizado para fins comerciais, mantêm-se preservado.
Disponível em: http://www.historiadealagoas.com.br/montepio-dos-artistas-alagoanos.html. Acesso em: maio 2016.
A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) foi fundada por alguns docentes do tradicional Liceu Alagoano. Sendo no dia 24 de maio de 1931 a oficialização da Faculdade pelo Decreto 1.745, de 25 de fevereiro de 1933. A FDA foi uma das primeiras Faculdades de Direito no Brasil. Em 25 de janeiro 1961, com a criação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a FDA foi incorporada à nova instituição criada. No entanto, em 1973, com a implantação do regime de crédito e a departamentalização da Universidade Federal, a Faculdade de Direito perdeu a condição de faculdade e foi vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Após 32 anos de espera por uma sede própria, pois o antigo prédio da Faculdade de Direito, localizado na Praça do Montepio, no centro de Maceió, foi desativado durante o período da Ditadura Militar, o então Centro de Ciências Jurídicas da UFAL finalmente recuperou um espaço seu. O novo prédio está instalado no campus A. C. Simões.
Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fda/institucional/a-faculdade-de-direito-de-alagoas. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Alagoas; Estátuas; Maceió (AL); Praças; Universidades e faculdades

Título Secundárias: FDA; Monte Pio dos Arstitas; Praça Montepio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página