Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36610
Código de Localidade: 2704302
Município: Maceió
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Marechal Deodoro da Fonseca : [Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca] : Teatro Deodoro : Maceió, AL
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Deodoro, também conhecida como Praça Marechal Deodoro da Fonseca, é uma das praças mais simbólicas da cidade, e fica na região central de Maceió. Estão localizados na praça alguns dos símbolos da vida cultural da cidade, como a Academia Alagoana de Letras e o Teatro Deodoro, e da vida político-jurídica, pois abriga a sede do Tribunal de Justiça do Estado.
Disponível em: https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/03/16/lugares-especiais-de-maceio-a-praca-deodoro-ontem-e-hoje/. Acesso em: maio 2016.
Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Estudou em escola militar desde os 16 anos e aos 21 anos integrou as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira, além de participar ativamente de outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao Rio da Prata, o cerco a Montevidéu e a Guerra do Paraguai. Ingressou na política em 1885, exercendo o cargo de presidente da província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de Marechal, proclamou a República Brasileira em 15 de Novembro de 1889, assumindo então a chefia do governo provisório. A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular. Entretanto, determinava também que, em caráter excepcional, o primeiro presidente e o primeiro vice seriam eleitos indiretamente, isto é, pelo Congresso Nacional. No dia seguinte à promulgação da Constituição, o Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.
Disponivel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/marechal-deodoro-da-fonseca.jhtm. Acesso em: jun. 2015.
O Teatro Deodoro foi construído para materializar o sonho de progresso artístico vivido pela população e os governantes de Alagoas, no início do século XX. A obra, projetada pelo arquiteto Luigi Lucarini e tocada pelo mestre de obras Antônio Barreiros Filho, foi concluída em 15 de novembro de 1910, marcando os festejos de 21 anos da proclamação da República. Em 1914, o Deodoro sofreu com a chegada do cinema, como outros teatros do País, e foi arrendado a uma firma comercial e transformado em cinema. Diante da reação dos alagoanos, não demorou a voltar à sua finalidade inicial. Sua primeira reforma aconteceu em 1933, ficando fechado até meados de 1934. Entre os anos de 1937 e 1939 foi transformado em depósito.
Reincorporado ao patrimônio do Estado, em 1940, voltou às suas verdadeiras funções. O seu Salão Nobre já abrigou a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió, a Justiça Federal e recepções do governo do Estado, além de servir às diversas manifestações artísticas de Alagoas.
O Teatro Deodoro tem 650 assentos e é composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarotes, poltronas e fosso para orquestra, que é móvel. O teto é detalhado em bronze onde se encontra um belo lustre. E o saguão é aproveitado para exposições culturais.
Disponível em: http://www.diteal.al.gov.br/institucional/teatro-deodoro/. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Alagoas; Estátuas; Fonseca, Deodoro da, 1827-1892; Maceió (AL); Monumentos; Praças

Título Secundárias: Praça Deodoro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página