Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36606
Código de Localidade: 2704302
Município: Maceió
Tipo de material: fotografia
Título: [Monumento ao Marechal Floriano] : Palácio [Floriano Peixoto] : Maceió, AL
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O monumento ao Marechal Floriano Peixoto foi solenemente inaugurado no dia 11 de junho de 1908 com a presença de muitas autoridades, incluindo Alexandre Peixoto, irmão do homenageado. Para facilitar a presença do público, o comércio fechou às 15 horas, por recomendação do Centro Cívico Floriano Peixoto.
Disponível em: http://novoextra.com.br/outras-edicoes/2015/833/18357/uma-praca-chamada-martirios. Acesso em: maio 2016.
Floriano Vieira Peixoto foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas. Ficou conhecido como “mão de ferro”. Seu governo foi marcado por um período conturbado por movimentos rebeldes, entre eles a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, e a Revolução Federalista, que começou no Rio Grande do Sul e tinha como objetivo destituir Peixoto do poder.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/floriano-vieira-peixoto.jhtm. Acesso em: fev. 2016.
O Palácio Floriano Peixoto teve sua pedra fundamental lançada em 14 de setembro de 1893, mas só teve as obras concluídas em 1902 e, coroando as festividades da Emancipação Política de Alagoas, em 16 de setembro de 1902, o Palácio foi inaugurado, com a presença expressiva da comunidade local. Em 1947, por meio do Decreto Estadual n° 417, de 17 de outubro, assinado pelo governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, o edifício oficial, residência e palácio do governo, passa a denominar-se Palácio Floriano Peixoto.
Desde o ano de 2006, o prédio é sede do Museu Histórico de Alagoas, sua inauguração oficial ocorreu no dia 18 de maio de 2006, durante o mandato do vice-governador Luiz Abílio de Souza Neto. O Museu é hoje parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual, através do Decreto n° 38309, de 09 de março de 2000.
O acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), é constituído basicamente do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos.
Disponível em: http://www.gabinetecivil.al.gov.br/alagoas/palacios. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Alagoas; Edifícios públicos; Maceió (AL); Monumentos; Museus; Peixoto, Floriano, 1839-1895

Título Secundárias: MUPA; Museu Histórico de Alagoas; Museu Palácio Floriano Peixoto; Palácio do Governo; Palácio dos Martírios; Palácio Floriano Peixoto


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página