Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34972
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Palácio dos Leões] : Avenida Pedro II : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Com três mil metros quadrados de área construída, esculpido com o primor da arquitetura neoclássica e localizado em frente à Baía de São Marcos, o Palácio dos Leões serve de residência oficial e sede do Governo do Maranhão.
Ficou conhecido como Palácio dos Leões (Forte de São Felipe) devido aos leões de bronze que guardam suas entradas. Erguido sobre o que um dia foi o Forte de São Luís, ganhou forma de palácio em 1776, quando o Governador Joaquim de Mello e Povoas remodelou a construção com materiais aproveitados da extinta casa dos jesuítas em Alcântara. Completamente restaurado, também possui tesouros artísticos e relíquias guardadas em seu interior.
Disponível em: http://www.turismo.ma.gov.br/cidades-patrimonio-historia-e-arquitetura/. Acesso em: abr. 2016.
Situada na área escolhida por franceses para repouso, em 1612, de acordo com Claude d’Abbevile, a primeira praça da futura cidade de São luís, a Avenida Pedro II, começou a ganhar forma em 1821, após intervenções do Marechal Bernardo da Silveira Pinto de Fonseca. Em 1904, o largo constituiu-se em avenida com a abertura de canteiros, além de passeios e alas, denominando-se avenida Maranhense e posteriormente Avenida Pedro II.
Em 1971 ocorreu sua ligação com a avenida Beira Mar.
É neste espaço que encontramos as principais instituições administrativas: Palácio dos Leões (sede do Governo estadual), Palácio la Ravardière (sede do Governo Municipal), Tribunal de Justiça do Estado e a Catedral Metropolitana.
Nota-se ainda a variedade estilística das edificações circundantes: art nouveau, neoclássica e pombalina. A partir de 1940, o moderno passa a compor a paisagem do local. Ressalta-se ainda a implantação de monumentos, como o marco comemorativo da fundação da cidade, inaugurado a 28 de setembro de 1922, além do monumento em comemoração aos 350 anos, instalado em 08 de setembro de 1922, projetado por Carlos Braga de Diniz, demolido na reforma de 2006.
Disponível em: http://www.juntadeandalucia.es/fomentoyvivienda/estaticas/sites/consejeria/areas/arquitectura/fomento/guias_arquitectura/adjuntos_ga/Guia_Sao_Luis_e.pdf. Acesso em: abr. 2016.
Nota-se ao Fundo o Palácio Episcopal.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Maranhão; Ruas; São Luís (MA); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Avenida Maranhense; Avenida Pedro Segundo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página