Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34958
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Convento das Mercês] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1654 chegaram à São Luís os mercedários João Cerveira e Marcos da Natividade, vindos de Belém. Estes se juntaram aos frades Manoel de Assunção e Antônio Nolasco, além do irmão leigo João das Mercês. No mesmo ano construíram a Igreja e o Convento das Mercês em taipa coberta com palha. Em 1655,solicitaram um terreno adicional para a construção da Capela Mor e reedificaram o convento e a igreja em pedra e cal.
Após a Independência do Brasil, iniciou-se um processo de esvaziamento do imóvel que levou ao completo abandono. Entretanto, em meados do século XIX, o Convento das Mercês passa por algumas intervenções, com o intuito de abrigar a sede do Seminário Menor.
No início do século XX, a área construída da Igreja e do Convento somava 1.062 m2 em um terreno de 5.605 m2. Nesta época, foram vendidos ao Governo do Estado. Nos anos 20, sob a administração do Estado, o complexo sofreu adaptações e reformas, como a inversão da frente que era voltada para o mar e a modificação para uma fachada única. O responsável pela intervenção foi o Tenente Coronel Zenóbio da Costa. O prédio foi utilizado como quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado até o final da década de 80, quando os batalhões foram transferidos para as sedes atuais.
Entre 1987 e 1990, o imóvel passou por completa restauração, onde foram retirados os anexos que descaracterizavam a obra, descobertos os arcos originais e o poço utilizado pelos mercedários. Encontrou-se também os alicerces da igreja demolida, que ainda conservava resquícios do altar.
Hoje, o Convento das Mercês possui 5.800 m2 de área construída, local onde funciona a Fundação da Memória Republicana, detentora de um rico acervo museográfico e bibliográfico. A entrada principal está voltada para a Rua Jacinto Maia, protegida por canteiros de palmeiras. A fachada simétrica apresenta-se em grupos modulados de janelas, divididos por pilastras. As janelas são do tipo guilhotina em madeira e vidro, porém a localizada acima da porta principal é rasgada e possui balcão sacado com gradil em ferro. No centro da edificação, encontra-se um pátio aberto cercado por uma sequência de arcos, onde está situado o antigo poço. Atravessando os arcos, existe acesso aos outros ambientes da Fundação: setores administrativos, salas de exposição e auditórios. A comunicação com o andar superior é feita por meio de escadas de ferro contemporâneas. O imóvel é utilizado como espaço de eventos culturais, artísticos e comunitários, como festas populares, palestras e exposições permanentes e temporárias.
Disponível em: http://www.fmrb.ma.gov.br/convento-das-merces/. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://www.juntadeandalucia.es/fomentoyvivienda/estaticas/sites/consejeria/areas/arquitectura/fomento/guias_arquitectura/adjuntos_ga/Guia_Sao_Luis_e.pdf. Acesso em: abr. 2016.
Inscrição na foto: Quartel da Polícia Militar.


Assuntos:
Centros de memória; Conventos; Corpo de bombeiros; Maranhão; Policiais; Quartéis; São Luís (MA); Seminários teológicos

Título Secundárias: Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão; Fundação da Memória Republicana; Polícia Militar do Estado do Maranhão; Seminário Menor


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página