Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34937
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Palácio Cristo Rei] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e também conhecido como Guardião da Memória da UFMA, o Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, é um belo exemplar da arquitetura colonial de São Luís. Construído em 1838, por iniciativa do comendador José Joaquim Vieira Belfort, o casarão serviu em seus primeiros anos como moradia de sua família. Os herdeiros, contudo, venderam o imóvel em 1900 para o vice-cônsul dos Estados Unidos da América, Joaquim Baptista do Prado, bancário que tinha como hábito servir sofisticadas iguarias aos pobres. Após sua morte, por suicídio, o casarão foi leiloado, passando por diversos donos, até chegar às mãos dos bispos de São Luís, sendo sede do Arcebispado da capital, quando recebeu o nome de “Palácio Cristo Rei”.
Nos anos seguintes, o Arcebispado cedeu o prédio à Faculdade de Filosofia do Maranhão, curso do qual se originou a Fundação Universidade do Maranhão. Durante a gestão de Josué Montello à frente da reitoria, o prédio foi adquirido pela instituição e passou por reformas para sediar a Universidade.
Em 1991, um grande incêndio consumiu parte do casarão, destruindo documentos importantes da universidade, o que obrigou a instituição a realizar uma grande reforma no Palácio, reinaugurando o imóvel em 21 de outubro 1993.
O Palácio Cristo Rei foi construído pelo arquiteto Manoel Pulgão em estilo barroco tardio. O casarão possui dois pavimentos e um mirante, com duas entradas pelas laterais, sendo a principal, que dá acesso ao jardim e à escadaria que leva ao segundo piso, ornada com portal em cantaria trabalhada, coroado com a estátua da deusa Diana. No térreo, um conjunto de sete óculos com grades de ferro enfeitam a fachada. No piso superior, um conjunto de três portas com balcão e duplas de janelas de verga cada lado. O conjunto central de portas repete-se no mirante, que tem suas paredes laterais revestidas de telhas coloniais. Dali se tem um vista de onde se pode ver a Praça Gonçalves Dias e Ponte do São Francisco sobre o Rio Anil. O jardim é um dos destaques da casa, pois possui um chafariz que provavelmente faz parte de um conjunto de seis peças inglesas de 1856 vindas para o abastecimento de água de São Luís por encomenda de Raimundo Teixeira Mendes, fundador da Companhia de Águas Rio Anil. Há também uma carranca nas paredes dos fundos do jardim, similar às das famosas fontes da cidade.
Disponível em: https://passeiourbano.com/2015/01/12/palacio-cristo-rei/. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/historico.jsf. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Centros de memória; Maranhão; São Luís (MA); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Guardião da Memória da UFMA; Guardião da Memória da Universidade Federal do Maranhão; Reitoria da UFMA; Reitoria da Universidade Federal do Maranhão; Universidade do Maranhão


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página