Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 30544
Código de Localidade: 2913606
Município: Ilhéus
Tipo de material: fotografia
Autor: Francino (Fotógrafo)
Título: [Praça José Joaquim Seabra : Palácio Paranaguá] : Ilhéus, BA
Local: Ilhéus [BA]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça está localizada no Bairro Centro.
Disponível em: http://comunicacao.ilheus.ba.gov.br/. Acesso em: nov. 2016.
A pedra fundamental do edifício conhecido como Palácio Paranaguá foi lançada em janeiro de 1898 pelo Tenente Coronel Domingos Adami de Sá. Antes no local existia a antiga casa dos jesuítas, cujas ruínas foram inteiramente demolidas. A inauguração do prédio como sede da Intendência Municipal aconteceu em dezembro de 1907. O nome do prédio é uma homenagem ao presidente da Província da Bahia, Marquês de Paranaguá, que, em junho de 1881, através da Lei Provincial nº 2.187, elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade. Construído em estilo neoclássico, os trabalhos de pintura e decoração do prédio foram realizados pelo artista italiano Oreste Sarcelli e a iluminação pelos irmãos Vita. Localizado na Praça José Joaquim Seabra, o prédio ocupa a parte mais elevada da Praça, possui quatro fachadas e uma área construída de 1.060 metros quadrados. Entre os anos de 1912 e 1916, o edifício passou por uma grande obra durante o governo do Intendente Coronel Antônio Pessoa, incluindo colocação de aparelhos sanitários e ampliação do mobiliário. Em 1919, o espaço já apresentava problemas estruturais, motivo pelo qual as repartições municipais foram transferidas para o Grupo Escolar General Osório. Em 2 de julho de 1923, o prédio foi reformado e reaberto ao público pelo Intendente Coronel Eustáquio de Souza Bastos. Na oportunidade, foram substituídos os assoalhos por lajes de concreto e a cobertura primitiva por três telhados paralelos. Tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), mesmo sendo ainda a sede administrativa do Poder Executivo Municipal, o prédio é um dos atrativos turísticos mais visitados no município. Em 2015, o Prefeito Jabes Ribeiro declarou que há a intenção de transformá-lo no Museu da Capitania de Ilhéus.
Disponível em: http://www.ilheus.ba.gov.br/Materia_especifica/27912/Aos-108-anos,-Palacio-Paranagua-sera-transformado-em-Museu-da-Capitani. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://www.portalturismobrasil.com.br/atracao/151/Palacio-Paranagua. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Bahia; Edifícios públicos; Ilhéus (BA); Praças; Prefeituras

Título Secundárias: Paço Municipal; Prefeitura Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página