Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 29437
Código de Localidade: 2105302
Município: Imperatriz
Tipo de material: fotografia
Título: [Loja Simbólica Firmeza e Humanidade Imperatrizense nº 1638] : Imperatriz, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1938
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história da Loja Simbólica Firmeza e Humanidade Imperatrizense nº 1638 teve início em 1962, com alguns maçons iniciados na Loja Simbólica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 06, uma das mais antigas Lojas da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará com sede na cidade velha de Marabá-PA e está em atividade até hoje. Renato Cortêz Moreira, Delegado da Receita Federal e ex-prefeito de Imperatriz, Ribamar Cunha, empresário do ramo de café em Imperatriz, e Coriolano Milhomem, agropecuarista Imperatrizense, e outros irmãos iam de "motociclo" e de “Jeep” até Porto Franco e de lá pegavam um avião pequeno que os levava até Marabá. Quando foram até Marabá para serem Elevados ao Grau de Companheiro, foram surpreendidos pelos Irmãos daquela Loja, que tinham conseguido autorização do Grão Mestre Estadual para também Exaltá-los ao Grau de Mestre e assim poderem fundar a Loja em Imperatriz.
Em 5 de novembro de 1963 fundaram a primeira Loja Maçônica de Imperatriz, a Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense nº 1638, nome em homenagem a loja de Marabá. A Loja é a terceira mais antiga do sul do estado.
Inicialmente os trabalhos da Firmeza e Humanidade Imperatrizense eram realizados na Rua Tereza Cristina, próximo à atual Panificadora Pão Delano, na residência de Josino Gomes.
No dia 13 de maio de 1966, a Firmeza e Humanidade saiu da Jurisdição da Grande Loja do Estado do Pará e foi incorporada sob a Jurisdição do Grande Oriente do Brasil no Maranhão, passando a funcionar na Rua Godofredo Viana, nº 429, no centro da cidade.
Em 1969, sob a Direção do Venerável Mestre Pedro Ramos Rocha, foi lançada a Pedra Fundamental da Construção do Templo e em 15 de dezembro de 1974, já sob a direção do Venerável Mestre Ubirajara Parreira, sagra-­se o Templo em seu terceiro e atual endereço, na Rua Coriolano Milhomem, 1345 - Praça Tiradentes.
Disponível em: http://www.firmezaehumanidadeimperatrizense.mvu.com.br/site/historia/MBJtibJ34dQ-3/atr.aspx. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.oprogressonet.com/cidade/firmeza-e-humanidade-imperatrizense-50-anos-de-historia/3115.html. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Imperatriz (MA); Maçonaria; Maranhão


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página