Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 27043
Código de Localidade: 2704302
Município: Maceió
Tipo de material: fotografia
Título: Vista [aérea] da cidade : [Hotel Bella Vista : Praça dos Palmares : Iapetec : Arcebispado de Maceió : Catedral Metropolitana de Maceió] : Maceió, AL
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Hotel Bella Vista foi inaugurado no dia 21 de junho de 1923. O edifício foi projetado pelo arquiteto alemão Guilherme Jâgerfeld, e tinha três andares, com 30 metros de altura, ocupando uma área de 1.400m² e dispunha de 40 quartos e 5 terraços com mosaicos e artísticas balaustradas. Possuía energia elétrica de um gerador a gás e água própria, retirada por bomba elétrica de um poço.
Em 1929, foi a leilão e arrematado pela empresa de seguros Aliança da Bahia, então passou a ser administrado por Romeu dos Santos e depois foi negociado com Adib Rabay, quando passou a se chamar Bella Vista Palace Hotel. Fechou as portas no início dos anos 60 e começou a ser demolido no final dos anos 60 e suas ruínas só foram retiradas em 1969 para dar lugar ao prédio do Inamps, atual INSS.
Disponível em: http://www.historiadealagoas.com.br/hotel-bella-vista.html. Acesso em: maio 2016.
A Praça dos Palmares, atualmente chamada de Praça Ademar de Barros, é um importante ponto histórico da cidade, pois foi naquele local que os negros eram comercializados durante a escravatura no Brasil, além do comércio informal que se instalou naquele local.
Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br/fmac/noticias/comite-de-cultura-afrobrasileira-e-fmac-debatem-revitalizacao-da-praca-dos-palmares/. Acesso em: maio 2016.
Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (Iapetc).
Disponível em: http://icaatom.coc.fiocruz.br/index.php/iapetc-insstituro-de-aposentadorias-e-pensooes-dos-empregados-em-transportes-e-cargas;isaar?sf_culture=pt. Acesso em: jun. 2015.
As obras para instalação dos prelados do arcebispado tiveram início em fevereiro em 1926.
O palácio tem uma bela e elegante fachada. Mas, na parte interna obedeceu ao estilo do convento, com longos e largos corredores e poucas salas. Estas são apenas o salão nobre, a capela e o refeitório.
Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/patrimonio-historico/bens-imoveis/patrimonio-edificado/arquitetura-religiosa/arcebispado-de-maceio. Acesso em: maio 2016.
A Catedral Metropolitana de Maceió tem sua história iniciada em 1761, quando o capitão Apolinário Fernandes Padilha fez a doação de um terreno para construção de uma capela. No ano seguinte, a capela tinha devoção de Nossa Senhora dos Prazeres. O lançamento da pedra fundamental da atual Catedral deu-se em 1840. Em 20 de dezembro de 1859, o visitador Cônego Afonso Albuquerque concede a benção do templo. No dia 31, após a Missa solene, o visitador diocesano benze a nova imagem da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres uma imponente escultura, ofertada pelo Barão de Atalaia. O decreto de 02 de julho de 1900, do Papa Leão XIII, criava a Diocese de Maceió, e conjuntamente, elevava à dignidade de Igreja episcopal e Catedral, a matriz de Maceió, nela instituindo a sede episcopal para aquele que deveria ser chamado Bispo de Alagoas.
Disponível em: http://www.catedraldemaceio.com.br/a-catedral/. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Alagoas; Catedrais; Cidades e vilas; Habitações; Hotéis; Igrejas (Edifícios); Maceió (AL); Praças; Previdência social; Sociedades, etc; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Bella Vista Palace Hotel; Praça Ademar de Barros


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página