Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 99992
Nº de chamada: 311.141:69(81)-S623s
Complemento 1: v. 43
Complemento 2: F
ISBN: 9788524044083
Tipo de material: livro
Título: Sistema nacional de pesquisa de custos e índices da construção civil : métodos de cálculo
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2017
Descrição física: 40 p.
Notas:
Bibliografia: p. [31]-34.
Resumo da 4ª capa: O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI é uma produção conjunta do IBGE e da Caixa Econômica Federal - CAIXA, realizada por meio de acordo de cooperação técnica, cabendo ao Instituto a responsabilidade da coleta, apuração e cálculo, enquanto à CAIXA, a definição e manutenção dos aspectos de engenharia. O SINAPI visa produzir séries mensais de custos e índices para o setor habitacional e séries mensais de salários medianos de mão de obra e preços medianos de materiais, máquinas e equipamentos e serviços da construção para os setores de saneamento básico, infraestrutura e habitação.
Esta publicação, estruturada em três seções, discorre sobre a metodologia adotada no cálculo dos custos e índices do Sistema. A primeira seção apresenta as pesquisas básicas que lhe dão suporte (Pesquisa de Locais de Compras - PLC e Pesquisa de Especificação de Insumos - PEI) e suas bases de coleta, descreve as amostras utilizadas e os procedimentos gerais da coleta de preços, e aborda a concepção do sistema em famílias homogêneas. A segunda seção versa sobre os projetos da construção civil que serviram de base para o cálculo dos custos e índices do SINAPI, tratando das maneiras alternativas de realização de um mesmo projeto. Este trecho da publicação também detalha as fórmulas de cálculo dos custos e índices nas esferas estadual, regional e nacional e as estruturas de ponderação geográfica que compõem as diferentes etapas de agregação. A terceira seção descreve as fases de produção e divulgação dos índices, priorizando, na primeira parte, a atividade de análise de preços, e apresentando, na segunda, os aspectos da disseminação dos resultados.
Além das informações ora divulgadas, o portal do IBGE na Internet disponibiliza ainda a publicação de resultados da pesquisa, os números-índices dos indicadores econômicos investigados (custos de mão de obra e materiais), notas técnicas com considerações metodológicas, bem como o Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA, que reúne informações de custos do metro quadrado da obra por projeto, segundo o padrão de acabamento, para elaboração de tabelas nos agregados de interesse.


Assuntos:
Estatística; Indicadores econômicos; Indústria da construção civil; Métodos estatísticos; Números índices (Economia); SINAPI; Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Índices de Preços
Título Secundário: SINAPI: métodos de cálculo
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv99992.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística