Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 84481
Nº de chamada: 35.071.55(81)-E93e
Complemento 1: n. 17
ISBN: 9788524042089
Tipo de material: livro
Título: Evolução da divisão territorial do Brasil : 1872-2010 / IBGE, Diretoria de Geociências. -
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2011
Descrição física: 261p. : il.
Notas:
Acompanha um CD-ROM, em bolso.
Com a publicação Evolução da divisão territorial do Brasil 1872-2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE está disponibilizando uma informação fundamental da geografia e da história da federação brasileira contada através dos mapas políticos que cobrem o longo período que vai de 1872 - ano do primeiro recenseamento que cobriu todo o País - a 2010, quando se realizou o último Censo Demográfico.
Retoma também uma tradição usual dos anos de 1940 a 1960, de publicar o quadro vigente dos municípios brasileiros à época. A última versão, Divisão territorial do Brasil: suplemento, veio a público em 1984, atualizando a nona edição da Divisão territorial do Brasil, divulgada em 1980, que continha o quadro político-administrativo a ser aplicado ao Censo Demográfico daquele ano.
As alterações nas fronteiras estaduais e municipais são o testemunho das muitas mudanças ocorridas no pacto federativo da República brasileira que repercutiram na definição de como seu território foi sendo subdividido entre suas esferas político-administrativas, reconfigurando, continuamente, o mapa político do País.
Ao associar a essas malhas territoriais à informação acerca da população total, da urbana e da rural do Brasil e, no caso do Censo 1872, a da população escrava, o IBGE pretende firmar um compromisso mais ambicioso de iniciar, a partir desse volume, o resgate de um extenso e valioso acervo de registros estatísticos reunidos nessa Instituição a começar pela evolução da distribuição da população em seu extenso território.


Assuntos:
Brasil; Divisões territoriais e administrativas; Mapas; Mapas antigos; Municípios

Entidade Secundária: IBGE. Diretoria de Geociências
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Documentos para disseminação. Memória institucional, ISSN 0103-6459


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística