Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 83176
Nº de chamada: 311.21:614(81)-E79e
Complemento 1: 2009
ISBN: 9788524041617
Tipo de material: livro
Título: Estatísticas da saúde : assistência médico-sanitária 2009 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. -
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2010
Descrição física: 164p.
Notas:
Apoio do Ministério da Saúde.
Acompanha um CD-ROM, em bolso, sob o título: Estatísticas da saúde : assistência médico-sanitária 2009 : Brasil, grandes regiões, unidades da federação e municípios.
Bibliografia: p. [117]-118.
Inclui glossário.
A Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária - AMS investiga todos os estabelecimentos que prestam assistência à saúde individual ou coletiva no País, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo aqueles que realizam exclusivamente serviços de apoio à diagnose e terapia e controle regular de zoonoses, com o objetivo básico de revelar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde no Brasil.
Com esta publicação, o IBGE traz a público os resultados obtidos pela AMS em 2009, abrangendo aspectos como número de estabelecimentos existentes, por esfera administrativa, condição de funcionamento, categoria e tipo de atendimento; serviços oferecidos por modalidade de agente financiador (SUS, particular e convênio); pessoal ocupado; leitos existentes e volume de internações nos estabelecimentos com internação; além de informações sobre os equipamentos médico-hospitalares em condições de uso nos estabelecimentos investigados, segundo Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais. Para algumas variáveis, são apresentadas séries retrospectivas que possibilitam conhecer a evolução dessas estatísticas ao longo do período de 1976 – início dos primeiros resultados da pesquisa sob a responsabilidade do IBGE – até 2009, em sua mais recente edição.
A publicação apresenta ainda notas técnicas sobre a pesquisa, análise que destaca as principais diferenças interregionais observadas na distribuição dos indicadores selecionados, ilustrada com tabelas, gráficos e mapas, e um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados. Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que a acompanha e no portal do IBGE, onde podem ser encontrados, complementarmente, os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base segundo perspectivas diversas.
A realização da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária tem o apoio do Ministério da Saúde. Seus resultados contribuem para a identificação das demandas regionais de investimentos públicos no setor e, em conjunto com outros indicadores, subsidiam a implementação de programas mais diversificados de modo a suprir as carências específicas identificadas em prol de um acesso mais abrangente da população aos serviços de saúde no País.


Assuntos:
Assistência médica; Brasil; Estatística; Levantamentos sanitários

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística